Autor: Yoshifanatic
Emulador recomendado: SNES9X 1.60
Hack completa: 100 saídas
Bem amigos da Rede Bobo, hoje vamos pra mais uma análise frenética, agora, de uma das hacks mais infames que a comunidade de smwhacking já testemunhou. E se você adora Yoshis, aguenta coração, pois essa hack é feita por um e você controla um também. Mas o melhor de tudo está por vir, se liga só.
Por aqui você controla um carismático Yoshi super bobinho* e ás vezes chato pra caramba com suas próprias habilidades, como engolir inimigos pequenos, fazer ovos, lançar ovos com mira e ainda sonegar impostos. Yoshi consegue saltar e permanecer no ar por 1 segundo e com o timing certo você consegue levitar. O jogo possui hard mode, também.
*Na literatura o ato de se referir a si mesmo pelo nome na terceira pessoa se chama Ilheísmo, Geralmente usado pra representar uma caracterização mais infantil e peculiar da personagem.
A hack realmente faz justiça ao nome: Yoshi foi comprar alguma coisa no mercado e quando voltou seus ovos não estavam mais lá. Yoshi inicia uma jornada até o cafofo secreto do Bowser no meio do gelo, onde ele passa as férias de inverno. A hack abusa graficamente de estilo redraw (que hoje em dia tá meio manjado) como padrão, isso quando não está usando algum estilo mais bonito. As fases aquáticas são realmente lindas, você precisa ver.
Se a jogabilidade é o ponto forte, a soundtrack nem tanto. Várias músicas se repetem e, quando não é port que crasha o Higan é sampled com instrumento alto demais. O level design, por incrença que parivel, é hit ou miss: tem fases que a proposta é única, bem feita e é gostoso de jogar. Tem fases que você vai demorar 10 minutos só pra entender o que era pra fazer em 3 minutos. A fase abaixo é um belo exemplo, um dos meus levels prediletos.
Sinto falta da época que você tinha que fugir de um bicho em fase com autoscroll.
O humor da hack vai ser um prato cheio para aqueles que adoram quebrar a quarta parede. Sim, é algo saturado hoje em dia mas antigamente era legal, mas não era aquela coca cola toda (ao contrário de hoje em dia que todo mundo precisa quebrar a quarta parede). Yoshi sabe que está em uma hack e ás vezes menciona o criador da hack pra tirar satisfação de algum erro. Entretanto, no começo é engraçado mas ao longo da hack fica sem graça.
Como se isso não fosse o suficiente, o jogo foi programado pra vários momentos em que, se você tentar bancar o experto o jogo já te espera com porrete na mão. Em um desses momentos, se você skippar um level ao invés de entrar no cano Yoshi diz "Hey eu amo essa fase, vamos jogar ela!" e então a fase reseta. Em outro, se você entrar no esgoto 5 vezes Yoshi tem uma convulsão e morre (e isso que ele avisou que não queria estar lá!).
Para aqueles que assim como eu gostam de fazer 100%, esse jogo vai ser especial. Uma porque o autor criou um menu no mapa que mostra vários dados da gameplay, como saídas, moedas coletadas e até o tempo que você jogou naquele savefile. A parte ruim é que da metade em diante coletar moedas especiais pro 100% é um inferno que nem dá vontade de sacrificar umas vidas, quanto mais usar savestate. Se essa é sua meta, oh céus, boa sorte my friend.
Oh sim: se lembram que a jogabilidade é um ponto forte? Pois é, tá vendo aquele counter ali? Aquilo é o HP do Yoshi. Para aumentar o HP tu precisa coletar moedas verdes comuns durante os levels. Como as fases são longas demais, tu tem todo tempo do mundo pra completar (só falta skill). Se você se incomodar com a mecanica de atirar ovos manualmente, basta apertar R no mapa pra deixar automático e L pra salvar o game.
Você se lembra quando eu disse que essa é uma das hacks mais infames da comunidade?
Pois é... e agora vocês vão saber o motivo. Preparem-se!
Apesar de gente fina e inteligente, o autor da hack possui uma certa obsessão por coisas nojentas, tanto é que ele é fundador de uma comunidade do DeviantArt com Yoshis grávidos. Certo dia ele se levantou, olhou pro céu e disse "Vou fazer uma hack nojenta e ainda divulgar o meu grupo do DeviantArt nela". A hack foi feita, moderada e aprovada pela SMWCentral.
E qual o meme da história? Ao contrário de hoje em dia, antigamente as hacks não avisavam se ela tinha certo conteúdo, só pra avisar alguém sobre o que estava baixando (tanto é que já aprovaram hack com pornografia japonesa e nem sabiam). O pessoal foi jogando, foi gravando vídeo e aos poucos perceberam a sujeira que estavam se metendo. E não pense que os momentos nojentos foi apenas em uma ou duas fases... isso é cortesia especial da hack.
Eu não tenho nada pessoal contra o autor, pelo contrário. eu respeito ele por ter ajudado bastante gente na comunidade de smwhacking, além de ter criado várias hacks como Jurassic Park (SNES) com SRAM. Só que fica complicado você tentar ignorar os diversos momentos nojentos, ainda mais quando uma das fases é você mergulhar na urina ou engordar o Yoshi pra fazer ele soltar pum. Seria pedir demais uma versão sem tais momentos? Quem sabe.
Outro ponto negativo, agora mais técnico (não é Felipão) é que essa versão é uma edit oficial pra quem achou a original difícil demais. A versão original possui fases bem mais longas e apertadas e você vai sentir a perda de progresso ao morrer. Algumas fases são absolutamente chatas, ainda mais quando você quer fazer 100% pra no final tu enfrentar um Yoshi preto gordo gigante que peida. Fora que o jogo só avisar como salvar no segundo mapa, mas até lá.
Amigo do Yoshi no vaso por 6 horas colocando o tubarão pra nadar.
Dificuldade: 4/5
Parte da dificuldade vai estar em dominar os controles, que possui aquele jeito moleque.
O jogo possui certos momentos que um erro pode ser fatal.
Jogabilidade: 8/10
Você controla um Yoshi com suas devidas habilidades e o level design sabe disso.
Fases são variadas, backtracking é puzzle e chefes são um desafio.
Gráficos: 7/10
Boa parte das fases possuem gráficos de outros jogos japoneses.
Alguns gráficos são amadores ou geram uma experiencia desagradável.
Músicas: 5/10
Soundtrack de DKC? Perfeito pra nostalgia.
Mas a qualidade dos ports deixou muito a desejar e algumas até desconcentram você.
Mapa: 5/10
Caminhos são criativos, nada tão poluído e saídas secretas bem usadas.
O que fere foi como as cores foram usadas nessa versão.
Criatividade: 8/10
A premissa secreta foi fazer algo nojento pra quem curte e, sinceramente? O autor conseguiu.
Jamais imaginei um Yoshi mergulhando na urina de alguém.
Nota final: 7/10
Uma experiencia única para aqueles que adoram ver Yoshi protagonizando suas próprias aventuras, mas que precisam lidar com o incômodo de apreciar certa "cultura" de outras pessoas. A hack é boa, é difícil pelas razões erradas e é infame.
ou

Essa Hack é boa, ótimos gráficos, músicas, mas como é difícil, consegue ser mais que a 12 magic orbs, mas gosto dela mesmo assim.
ResponderExcluir