Dropdown Menu

25 de dezembro de 2019

Descubra a magia do Give Me Presents!

Resultado de imagem para gift png

Natal chegou e você esperando a hora pra ganhar um pedaço de carvão. Além disso, você está fazendo aquela hack daora pra alguém e quer inserir um gráfico muito do louco, mas eis o problema: você não sabe como. Graças ao nosso mestre FuSoYa, Lunar Magic possui um pequeno segredo (agora não é mais duh) que irá te ajudar nessa missão. Preparados? Então já é!

"Isso é só um exemplo do que você consegue fazer!! nem dei spoiler da minha hack lol"

Até anos atrás, a maneira mais prática de se rippar uma imagem era usando uma tool específica. Consumia tempo e dava dor de cabeça, até porque estamos falando de uma época onde cada avanço era uma conquista. Pois bem: os tempos mudaram (ainda bem) e tudo ficou mais prático. Antes de começar o tutorial, vamos precisar de algumas coisinhas:
- Uma sprite/background do que você quer rippar.
- Um editor de imagem da sua escolha. Eu recomendo Aseprite, mas é pago.
- YY-CHR para retoques finais.
- Sua playlist predileta porque isso vai consumir um belo tempo!

Primeiro passo: preparando seu psicológico
Resultado de imagem para yoga png
"A mente tranquila ajuda a longo o prazo senão explode tudo."

Entenda: Lunar Magic não é Unity, isto é: não vai dar pra tacar uma imagem de 4K assim na lata... estamos lidando com um jogo antigo, lembra? Jogos como SMW possuem vários limites, mas dois deles vão ser importantes aqui:
- Limite de gráfico: Levando em conta que cada fase possui 6 slots e 2 são usados por padrão, nos resta apenas 4. Geralmente backgrounds usam até 3 slots e foregrounds, apenas 1.
- Limite de cores: O SNES suporta até 256 cores e metade disso está organizado através de linhas de cores no editor. Cada linha possui 16 cores, dentre uma delas é transparente, lembre-se disso.

Dica: Antes de começar a rippar, você precisa ter em mente o que vai querer inserir na sua hack. É um foreground novo? Um cenário? A foto de um Kaizo Maker como decoração? Isso tudo precisa ser levado em conta para você não perder tempo. Lembre-se: composição é essencial!

Segundo passo: editando sua imagem
"Como podem ver o show começa agora"

Ok, no meu exemplo aqui, eu quero inserir essa coisa, pro meu custom boss que usa Layer 2 (Brutal Mario mandou lembranças) mas ao mesmo tempo, usar um background pra arena ficar mais bonita. Eu abro a imagem no editor, recorto um quadro de 120x120 da parte superior da sprite e deixo o fundo transparente. Agora com tudo pronto, chegou a hora de tacar essa delícia na hack!
Dica: Coloque de fundo uma cor vibrante como verde limão para facilitar a identificação do sprite. Oh sim, e não use preto/branco puro pois o Lunar Magic vai lidar como transparência, também.

Terceiro passo: inserindo na hack

Agora é que vem o truque. Com o seu editor ainda aberto dê um ctrlC+ctrlV na sua imagem, abra sua hack no Lunar Magic e acesse o editor de mapas (ícone do castelinho). Procure por uma opção na barra de ferramentas chamada Overworld>Change events passed:

"Beleza, e agora?"

Agora escreva no lugar do zero "Give me presents!" e aperte ESC. Se uma mensagem aparecer no canto inferior esquerdo perguntando "Ué, já chegou essa época do ano?" é porque funcionou, yay! Feche o editor de mapas e vá para o level que você deseja inserir a imagem, clique no cogumelo vermelho e coloque 7F no BG1,BG2,BG3 e FG3. Salve e dê um reload no level. Abra o MAP16 do level, clique em uma área random dela e taque um ctrl+V. Isso aqui vai aparecer:


Eu não taquei as flechas sem um motivo, dá uma olhada o que cada coisa faz:
Color Options: É bem aqui onde você edita em que linha as cores da sua imagem vão ficar.
Other Options: É aqui onde você configura o MAP16+tilemap da sua imagem.
Essa coisa: Tirando o fato que ele parece um stand bizarro de JOJO, essa é a imagem que eu quero inserir (perceba que ela aparece da forma exata que o Lunar Magic entende).

Quarto passo: configurando as cores
"Parece um bicho de sete cabeças, mas não é!"

Tudo que você precisa saber é qual lugar das paletas você vai querer usar. Por padrão, Lunar Magic vai usar as duas primeiras linhas só de meme porque ele acha que tu vai inserir um background vanilla (mas você quer ter controle da situação, né?).  Nesse caso, clique em Reset Pallete e clique Ok. Abra novamente a opção e você vai perceber que as cores resetaram (meio óbvio, né, cabeção?).
Como podem ver, eu selecionei a última linha de cores completa clicando nó último quadro vazio (se eu quisesse ignorar tal linha teria selecionado o X) e selecionado OK. Tá vendo a coluna verde-limão ali? É a nova cor para transparência que eu selecionei através de um ctrl+click esquerdo.

Quinto passo: beber água
"Beber água é importante, tá pensando o que?"

Sexto passo: configurando e salvando a tilemap
"Estamos quase lá, baby!"

Aqui não tem mistério, querido, vai ser mais rápido do que imagina. Tá vendo aonde diz 200? Ali é a posição inicial correspondente do qual o Lunar Magic vai pensar "Ah beleza tu quer inserir esse gráfico no slot X". Mas que slot corresponde a qual? Fácil:
- 100: A partir do BG1
- 180: A partir do FG3
- 200: A partir do BG2
- 280: A partir do BG3
Sabe aonde diz F8? Não toca ali, sério.

Levando em conta que você já manja do básico/moderado do Lunar Magic, então você já sabe o que fazer na terceira opção: é a posição inicial da MAP16 da qual os tiles vão ser inseridos. Isto é, após o 8200 é background, antes disso é Foreground. Acho que você já sabe, yay.
Agora taca um ok e vê se sua hack não explodiu. Se tudo ficou como o planejado (MAP16 inserido, imagem montada no level), chegou a hora de salvar todo seu trabalho!

Etapa final: salvando toda a bagaça
Resultado de imagem para happy cat
"Eis uma foto random de gatinho pra alegrar seu coração"

Pode parecer simples (e é) mas se você cometer um deslize agora sua hack explode... é sério, não to brincando. Se você não salvar na ordem correta sua obra prima vai bugar lindamente. Tudo que você precisa é seguir essa ordem aqui, ó:
- Clique no cogumelo venenoso vermelho e troque os gráficos correspondentes de 7F pra outra coisa que você queira, mas que não teve uso ainda. Ex: 203.bin
- Salve a MAP16 não importa o quê faça isso agora.
- Abra o editor 8x8 e taque um delicioso F9. Sim, aperte F9 e uma mensagem vai aparecer. Aperte OK. Não questione, apenas aperte OK aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
- Re-insira os gráficos, salve o level e dê reload nele.

Pronto! Sua imagem foi inserida com sucesso!
Agora, por precaução, beba mais água.

Considerações finais:
"Give Me Presents foi um erro - Fusoya"

Give me Presents é um método prático e maravilhoso de inserir qualquer coisa em sua hack. Você pode inserir cenários, chão, decorações, o que sua criatividade e a capacidade do Lunar Magic permitir. No começo pode demorar um pouco mas quando masterizado é um passeio no parque. Lembrando apenas que caso você queira mandar o gráfico pro OW (como no exemplo acima) vai ter que montar ele manualmente após inserido, ok?
Feliz Natal, yay!

3 comentários: