Dropdown Menu

31 de dezembro de 2019

A retrospectiva da década no smwhacking!

Pois é, meus amigos... o tempo voa tão rápido, que dá rasante e até corte de giro. Quem diria que 10 anos iriam passar, tipo assim... em um piscar de olhos? E pensar que a muito tempo atrás, o futuro grandioso do Smwhacking seria escrito quando um desconhecido totalmente chamado Carol anunciou a demo de Brutal Mario em meados de 2009. Daí em diante, muita coisa aconteceu dentro da comunidade em geral, saca só:

(2010) Lançada a primeira collab da SMWC
Em 2010 o pessoal tava lokão, pronto para estourar a boca do balão. Daí, alguém chegou e disse: "Hey vamos fazer uma collab... cada membro do fórum manda um level e depois transformamos em uma hack!". E assim, o projeto An SMWC Production, organizado pelo famoso S.N.N. (principal adm na época) veio ao mundo. Com a participação de mais de 200 usuários ativos, a hack marcou o início de uma era cheia de mudanças e memes.

(2010) O drama de SNN
Acho que todo mundo se lembra disso, mas vou tentar falar da maneira mais profissional possível. Em meados de 2010, um boato bizarro envolvendo o principal adm da SMWC em uma relação proibida com macaquinhos se espalhou violentamente pela comunidade. Pra piorar a situação, alguém criou um site ofensivo com a mensagem "SNN IS GAY" tornando-se um meme na época. Tempo depois uma nota foi publicada e o drama resolvido. Brincadeira, bicho!

Resultado de imagem para MARIO creepypasta
(2010) Vem ao mundo a creppypasta mais famosa já feita
Uma lenda viva que se originou no japão e só ficou famosa na comunidade após esse post aqui, MARIO é de longe a coisa mais preguiçosa já feita e, que de um jeito único, inspirou (e continua a inspirar) outras hacks de terror. Vazia e mórbida, você joga o testemunho de um crime, um quebra-cabeça sem explicação... na verdade eu estou inventando a história porque até hoje ninguém sabe do que se trata a hack, o mais puro non-sense. Recentemente ela ganhou um update, confira aí!

Resultado de imagem para original character do not steal
(2011) A iniciativa das hacks onde o Mario não é protagonista
Após um tempo o pessoal estava começando a ficar de saco cheio de hacks de Mario. Era Mario aqui, Mario ali (nem pra usar o Luigi, poxa!). Mas eis que em 2011 uma hack completa estrelando uma gelatina vermelha chamada Blob é publicada. Lentamente, outros artistas foram lançando hacks que mais tarde ficaram famosas, como a adorável Sicari (2013).  Apesar de outras demonstrações de 2009 /2010 terem personagens originais (Stranded e Azure Chaotic, por exemplo), nosso amigo Blob levou a cereja do bolo simplesmente por ser uma hack finalizada. Legal, né?

(2012) Jovem finge que está morrendo para promover hack mas acaba matando a própria dignidade
Muitos não lembram e os que ainda recordam querem esquecer do momento mais lamentável da história do Smwhacking quando Yanama anunciou sua morte devido a leucemia. Como último pedido, a comunidade inteira chorou enquanto jogava sua última hack, mas eis então que o destino prega uma peça: descobriram que ele estava mentindo pra ganhar divulgação. Nem preciso dizer o que aconteceu com a reputação (e a conta) do garoto, não é? lol.


(2013) Mario Hacks entra em hiato e o Brasil chora
Após vários anos de trabalho e dedicação, lentamente a Mario Hacks (acho que você sabe de quem estamos falando) entra em hiato após uma seca de publicações e notícias. Por um longo tempo o destino do site era um mistério até que quatro anos depois, Faustão apresentou a iniciativa Kochobo a Lester Vine que com todas suas forças conseguiu reunir uma galera da pesada que deixa a Carreta Furacão no chinelo, trazendo assim o blog de volta a ativa.


(2014) Decretada a era de ouro do Smwhacking
Eis que como em um passe de mágica o Smwhacking atinge o seu ápice. Ferramentas atualizadas, novas descobertas, tutoriais, surto de criatividade e o mais importante: liberdade de criação. Esse ano foi um ótimo momento para produzir uma hack memorável, isto porque (diferente de hoje) além de não existir essa história de "padrão SMWC" ou "melhor hack, pior hack", toda hack era única e era conhecida assim. Você ainda poderia receber apoio de membros mais experientes, encorajando-o o suficiente para continuar fazendo mais hacks. QUE LUXO!

Resultado de imagem para 100 original
(2015) O surto das hacks extremamente, perfeitamente não-originais
Em uma tarde quente de domingo nosso icônico GD (conhecido agora por Pink Gold Peach) lança a demonstração do que mais tarde se tornaria a hack mais famosa da comunidade (depois de Brutal Mario e JUMP). A hack com mais de 112 saídas e diversos powerups desencadeou em alguns smwhackers a vontade de fazer uma nova hack... literalmente! Era New Super Mario aqui, New ali... era cada hack "nova" e "100% original" que não acabava mais, bicho! Brincadeira!

(2016) A grandiosa volta da Mario Hacks
Após um momento de ausência, tristeza e mistério, o blog da Mario Hacks ressurge com um novo website e design. Liderados por Lester Vine, o time de moderadores trouxe (quero dizer, ainda traz) um novo e diferenciado conteúdo, com análises, notícias e memes. O sucesso foi tão grande que com a expansão da comunidade brasileira um servidor oficial da Mario Hacks no Discord foi criado. Mas a pergunta que não quer calar é: Diagonal Mario 3 quando?


(2016) É lançada a collab mais famosa da comunidade
Yep, ela mesma. Após oito edições cheia de carisma, criatividade e diversão, surge a melhor e mais famosa edição da Vanilla Level Design Contest, o VLDC9. Com mais de 152 saídas, a comunidade botou pra quebrar, usando toda energia restante para trazer ao mundo a hack que abriria as portas para a nova geração de smwhackers. O sucesso foi tão grande que rolou até entrevista com organizadores do projeto em outros sites pela internet em 2017. Aí sim, hein!

(2017) Um meme trágico chamado VLDCX
Era para ser o maior, melhor e mais forte VLDC já feito pela SMWC mas acabou se tornando uma das piadas mais amargas na história da comunidade. Excesso de fases, notas que não faziam sentido, problemas pessoais se tornando pivô de brigas e péssima organização jogaram o legado das collabs no abismo. O trauma foi tão grande que amizades foram desfeitas e o fórum subitamente ficou dividido por causa desse trágico evento. Que situação, hein?

(2017) A novela mexicana chamada PIXI
Por muito tempo o pessoal estava acostumado a usar Romi Spritetool, mas certo dia um usuário apareceu com uma nova (mas instável) ferramenta capaz de inserir sprites: PIXI. O que seria um sonho acabou se tornando um pesadelo uma vez que a staff da SMWC resolveu dar um nuke nos sprites antigos sem aviso prévio, atualizando a sessão para a nova ferramenta. Essa confusão gerou um belo transtorno na comunidade (imagine acordar e ver uma sessão ser dominada por sprites diferentes da sua tool) queimando o filme do PIXI por um belo tempo. Ay, caramba!

(2018) Lunar Magic completa 18 anos e ganha update
FuSoYa nem iria imaginar que sua waifu, Lunar Magic, iria repercutir de forma tão positiva ao longo dos anos a ponto de uma comunidade ser criada em torno dela. Desenvolvida a partir de um hobby, a ferramenta necessária pra fazer hacks de smw foi evoluindo com pequenos updates ao longo dos anos até que em 2018, em parceria com o mestre Vitor Vilela, foi lançado o update mais ousado até então: a possibilidade de fazer levels com o dobro do tamanho. Quem te viu, quem te vê!


(2018) Kaizo vira febre mundial e deixa casuais full pistola
Um dos momentos mais engraçados, sem dúvidas. Como todo mundo deve saber, hacks kaizos sempre foram tabu na comunidade porque para algumas pessoas elas não possuem esforço (o que não é verdade) e nesse ano, devido a comunidade de Mario Maker o número de kaizos explodiu. Era tanta hack kaizo que muita gente ficou FULL PISTOLA a ponto de solicitarem pra banirem hacks kaizo da comunidade. LMAO!

(2019) Troll hack diz que também é gente mas ninguém se importa
Tudo começou quando a Smwcentral decidiu investir no seu canal da Twitch, além de tentar conquistar seu mais novo público: jogadores de Mario Maker. Foi quando eles viram que Troll Levels tava no auge, daí pensaram "Vamos chegar pra nossa comunidade lá e permitir hacks Troll, mas vamos banir hacks joke (tipo Diagonal Mario 2 )porque sim... o que pode dar errado, né?". Moral da história: a comunidade literalmente ignorou a existência da única hack troll aceita pela moderação.


(2019) Vinny joga Diagonal Mario 2 e literalmente quebra
De um lado, um streamer famoso por corromper jogos e criador de memes que giram. Do outro lado, um encanador na diagonal dono de um belo par de pernas (com todo respeito). O que acontece quando estes dois se encontram? A melhor experiencia possível, é claro. Em seu mais novo e famoso vídeo de seu canal, Vinny não só contempla o poder das hacks de Mario como também conhece Faustão, Kochobo e o horror das Bomb-Omb que crasham o game. SPEEEEN!

------------------------------------

Esses foram os melhores (e mais bizarros) momentos do que rolou de importante nessa década em nossa comunidade. Claro, muita coisa ficou de fora porém tais eventos não foram bons o suficientes pra sacudir o pessoal. Mas quem se importa, não é mesmo? Uma nova era está chegando, trazendo na mochila várias surpresas e memes.
Até mais, meus queridos! :3

7 comentários:

  1. Uma grande jornada repleta de surpresas, eu diria, mas acredito que o maior peso se dá pela persistência do Mario Hacks em regressar HA-HA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog já tem uns 11 anos né? Engraçado olhando para ele eu me sinto como que jovem eternamente. Obrigado Mario hacks!

      Excluir
  2. Aplausos que venham mais dez anos até a eternidade. Me lembrando agora dos primeiros hacks que vi, o Super Mario TKO do Dispari Scuro que foi um pioneiro do uso de NPCs nos hacks, Stranded, a série Vip and Wall mix, Brutal Mario (Super Kitiku Mario), o Asshole Mario, aquilo me explodiu de curiosidade. Acredito que o SMW Rom Hacking é algo que mexe profundamente com a criatividade da pessoa, não tem igual.

    ResponderExcluir
  3. Retrospectiva pessoal da década: em 2013 comecei a editar no Lunar Magic e até agora (7 anos depois) não terminei uma hack sequer, e as únicas que terminei não foram aprovadas no SMWC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos dizer que você já tem uma certo relacionamento com smwhacking, não é? Bom, se você quiser feedback além de interagir mais com a nossa comunidade me procure pela SMWC que irei enviar um convite do nosso servidor no Discord.

      Excluir