Dropdown Menu

25 de setembro de 2019

Super Mario World Hacks 101

Autor: Tails_155
Hack completa: 20 saídas
Emulador recomendado: Snes9x 1.60

Uma hack que surgiu do nada e do nada permaneceu na comunidade eternamente, não pelo seu level design, nem pelo seus gráficos ou trilha sonora, muito menos o plot (até porque aqui não tem história) mas sim, o seu conceito: passar conhecimento. E não pense que vai ser uma aula de geografia ou matemática, não não... aqui, a hack te dá dicas de como fazer um jogo bacana. Confere aí, amado!

"Um exemplo de dica valiosa que todos hackers sabem de cor."

Em um tempo em que o smwhacking começou a criar forma e se desenvolver, chamando a atenção do pessoal, alguém muito louco (que já estava na comunidade faz um tempão) teve uma belíssima idéia: criar uma hack para ajudar novatos a fazerem hacks. Dito e feito, a hack possui diversas fases, todas elas bem simples onde o foco principal é acertar a Info Box e ler a dica do autor. Por aqui, você vai encontrar desde coisas manjadas como "não coloque Yoshi Coins nas linhas verdes do level (aperte F2 pra ver as linhas)" ou legais, como "não sacrifique o Yoshi pra ganhar um pulo extra".

 
"Evite colocar Info Box em fase com Layer 3 senão o bicho some pra sempre!"

E ao contrário da crença popular, essa hack está cheia de erros sim... mas por bem! Após acessar a cena de créditos (algo tradicional de uma hack de smw) o jogo te oferece dois mapas interessantes: um mostrando exemplos bacanudos (mas ultrapassados?) e outro mostrando literalmente o que não fazer. Se você entrar nesse mundo, tenha certeza que o trauma vai ser grande, pois memórias de guerra irão disparar em sua mente, além de muito cutoff, slowdown e claro... péssima escrita. Bom, pelo menos você vai aprender algo nesse mundo, né? ou não, lol

"Eu juro por Madoka que isso aqui não é Chaos CompleXX."

Entretanto, essa hack possui umas mancadas muito daoras. Pra começar, ela não é 100% vanilla... não mesmo: ela usa alguns blocos custom (e não diz quais foram usados, não que seja obrigação do autor). Boa parte das dicas são ultrapassadas, porém importantes. Se a hack fosse receber um remake hoje, ela deveria ser bem mais longa e dar dicas modernas, como por exemplo truques envolvendo MAP16. De qualquer forma, se você quer fazer alguma hack e sabe inglês básico já sabe o que fazer... agora, vamos as notinhas! YEOW.




"laughs in VLDC"

Dificuldade: 1/5
Que dificuldade? Ah tá, o mundo de cutoff...

Jogabilidade: 7/10
Ela é linear e educacional... quer mais? lol

Gráficos: 5/10
É um vanilla, só que uma hora tá bonito, outra hora não.

Músicas: 5/10
Tá maluco, mermão? Música do tempo do Êpa! nostalgia

Mapa: 6/10
Literalmente cumpre bem o seu papel, nada demais.

Criatividade: 8/10
Premissa criativa mas a hack poderia mostrar mais coisas.
+1 pela coragem de criticar o cenário kaizo em uma hack casual.

Nota: 7/10
Uma hack ultrapassada que ajudou (e ainda ajuda) muita gente nessa jornada louca do smwhacking. To esperando o remake dela e taca-le pau nesse carrinho, Marcos.

3 comentários:

  1. Poxa cara muito top, eu não sabia de tais hacks mas vou começar a testar alguns, pois curto muito Mario e sempre tô jogando um ou outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom? Realmente o universo das hacks de SMW é bem extenso, vale a pena dedicar um tempinho pra ficar baixando um joguinho ou outro.

      Excluir