Dropdown Menu

18 de dezembro de 2018

Como inserir músicas novas em sua SMW hack!

Eu aposto que você já deve ter se perguntado como os autores de hacks famosas colocaram aquelas músicas maravilhosas em seus joguinhos, não é? Fique sabendo que inserir novas músicas em sua hack é mais fácil que morrer em Dark Souls e tudo que você precisa está bem aqui na Mario Hacks. Vamos lá?

Resultado de imagem para smb3 noteblock
"Noteblock é a melhor representação musical no Lunar Magic, sabia?"

Atualmente existe 2 tipos de áudio no desenvolvimento de um jogo: SFX e BGM. O primeiro se refere á sons de efeito como saltar, levar dano, etc. enquanto o outro se refere á música de fundo. No Smwhacking não é diferente, porém enquanto SFX é tratado como um Global Song,  BGM é identificado como Local Song.

Para começar a aula de hoje vamos precisar destes itens:
- Sua hack ROM (ela precisa estar expandida no mínimo 2MB)

"Use o filtro de pesquisa, ele é super eficiente!"

Primeiro, crie uma subpasta dentro da pasta raiz do seu projeto. Renomeie ela pra "Addmusick" e jogue todo conteúdo da ferramenta lá dentro. Além de deixar a sua vida mais fácil e organizada, vai facilitar o entendimento do tutorial, está bem?

Inserindo uma música sem samples:

Primeiro, baixe uma música sem samples como essa aqui. Ao abrir o .zip da música você vai encontrar dois tipos de aquivo: SPC e TXT. Já que o arquivo SPC é utilizado apenas pra ouvir uma demonstração do port, vamos brincar com o arquivo de texto, mesmo. Vá até a pasta AddmusicK, acesse a subpasta Music e jogue o seu arquivo lá. Volte pra pasta raiz da ferramenta e execute o AMKGUI. Essa janela muito da louca vai aparecer pra você:

"Lembre-se de clicar em uma das listas antes de adicionar alguma música!"

Agora tudo que você precisa fazer é clicar em Add New Song, escolher a música que você colocou na pasta Music e depois clicar em Run.  Através da nova janela que irá surgir vá até a pasta raiz do seu projeto e selecione a sua ROM. 
Pronto! Você acabou de inserir sua primeira música em sua hack, yeah!

Inserindo uma música com samples:

Primeiro, baixe uma música de qualidade como essa coisa linda aqui. O modo de inserir é o mesmo do anterior, porém como devem perceber agora ela vem com uma pasta cheia de arquivo .brr (no caso, DESPACITO). Essa pasta é onde geralmente ficam os instrumentos personalizados (isso quando o autor não envia os .brr solto, mesmo). Pegue essa mesma pasta e jogue na pasta Samples. Insira sua música normalmente e pronto: agora você pode desfrutar de high quality rips.

Oh sim: se por ventura você baixar uma música sampled e os arquivos .brr vierem soltos, não precisa criar uma pasta e configurar o .txt, tá? Jogue os arquivos .brr soltos dentro da pasta Samples e insira a música normalmente.

Como escolher a música no Lunar Magic:

Você acabou de inserir a sua primeira música e quer testar pra ver como fica in-game, não é? Pois bem: abra a sua ROM no Lunar Magic e clique no ícone da noteblock na barra de ferramentas:

"Que janelinha mais fofa, gentem."

Como podem ver, através desse menu dropdown você seleciona qualquer música que irá tocar em seu level. Conforme você adiciona mais músicas, a lista irá se expandir (e sua ROM também!) então mantenha tudo organizado, viu? Oh sim: se você clicar em Bypass the time limit sua fase poderá ultrapassar o tempo limite de 400 segundos... só não coloque mais do que 999 segundos senão a sua hack explode. Olha que ela explode mesmo!
Lembrando que você também poderá trocar a música no editor de mapas. Confira:

"Ok, pra mim já deu."

E o tutorial de hoje chegou ao fim! Não foi tão difícil, não é mesmo?
Não se esqueça de deixar o seu comentário caso possua alguma dúvida.
Até a próxima, pessoal! :3

10 comentários:

  1. Ola, preciso de uma ajuda. Formatei o meu PC e perdi a uma rom hack do Mario que estava jogando. Não me recordo do nome. A única coisa que me recordo é que o jogo tem centenas de power-ups, cogumelo, flor de fogo, flor de gelo, bala de canhão, pena do Mario World, pena do Mario 3, etc e etc. Vocês saberiam me informar qual hack seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu de novo. Para facilitar na ajuda, não é a hack Mario Bruttal, Lost Adventure e nem Last Chapter.

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber como colocar o efeito de eco no jogo com a música nova, pois quando eu coloco qualquer musica nova no jogo, o jogo fica sem efeito de eco nas fases de caverna, como eu faço para colocar o efeito de eco de caverna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Insira isto via UberasmTool, no código do seu level:

      init:
      LDA #$06
      STA $1DFA
      RTL

      Excluir
  3. Olá! Sou novo por aqui... Então, ja sou um pouco experiente em edição de hacks com o lunar magic e suas ferramentas adicionaveis... Faço hacks desde 2014 (mas nunca disponibilizei na Smwc e a maioria delas eu perdi) e queria ajuda de alguém pra me dizer como faço minhas próprias músicas para inserir na minha minha ? Ex: quero colocar música de uma banda, sla... O slipknot talvez, mas não encontro la no site da smwc então como faço minhas próprias músicas e incluo na hack? Isso vale para gráficos , como crio gráfico do tipo uma foto minha e insiro na hack?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom? Primeira coisa que devemos levar em conta é que estamos trabalhando com uma ROM de 4MB e não um jogo de Gamemaker, isto é: o método é um pouco mais complicado. Para inserir músicas você deve criar um midi e do mesmo você vai usar ferramentas que permitiram transcrever a melodia na linguagem da ROM.
      Gráficos precisam respeitar o limite de cores e tilemap (lembre-se estamos falando de um jogo antigo). Lógico você não vai poder tacar qualquer foto uma vez que o máximo que o tilemap suporta é 256x224 (resolução nativa do SNES) e na maioria das vezes você não vai usar nem metade, pois precisa deixar espaço para o foreground também.
      Vou recomendar dar uma olhada neste tutorial de porting do Gloomy e o meu tutorial sobre rippar gráficos.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Quanto as músicas realmente parecer ser complicado mesmo... Mas sobre os gráficos parece ser mais de boa... Obrigado pessoa :3
      Mas ainda tenho mais duas...
      Primeiro: como faço para que os sprites (especificamente boss) tenham script tipo os bosses da Cool or Cruel Stage 12? Ou existe esses tipos de sprite ja tem pronto la na Smwc?
      Segundo: gostaria de me ajudar a fazer as músicas que penso em colocar em minha hack? :3
      Desde ja muito obrigado!

      Excluir
    3. Em primeiro lugar agradeço o convite e até te ajudaria, detalhe é que port não é minha área logo não posso te ajudar. Nesse caso eu recomendo você entrar no servidor da Mario Hacks pra receber feedbaack e ajuda de quem realmente entende do assunto.
      Os chefes personalizados que voce vê nas hacks são feitos em ASM e sim, boa parte deles se encontram ao público na SMWC. Certas hacks possuem sprites feitas pelo próprio dev, como é o caso do Brutal Mario e VIP Series e, neste caso pra usar voce deve não só pedir permissão como também deve dar os créditos.
      Sprites são inseridos atualmente com PIXI (isto porque a SMWC atualizou toda biblioteca de sprites pra nova tool) mas caso você for old-school é bem provável que ainda use Romi Spritetool (nada de errado com isso, apenas que não vai receber feedback devido o sprite ser "descontinuado"). De qualquer forma, boa sorte em sua jornada!

      Excluir
    4. Entendido, Obrigado amigo! :3

      Excluir
  4. Não to conseguindo,eu clico no
    AmkGui e ele não abre de geito nenhum,o que eu faço?

    ResponderExcluir