Dropdown Menu

18 de março de 2018

A Strange Mission


Autor do jogo: WhiteYoshiEgg
Hack finalizada - 8 saídas
Emulador usado na review: ZSNES v1.51

Mini hacks são interessantes em jogar não só por serem curtas e proporcionarem um bom entretenimento (na maior parte das vezes) mas também por apresentarem algo diferente. Esta hack é uma das formas que o autor usou para fazer um mini "showcase" de ASM, mostrando algumas mecânicas diferentes para a época (vale a pena lembrar que esta hack foi lançada em 2009). Esta hack possui cinco fases principais, três fases bonus e mais alguns pontos no mapa com possivel interação. Uma das fases possui uma saída secreta, um pouco demorada de acessar.

Por ter um foco em ASM, o autor não focou muito na história do jogo, tanto que ela é um tanto quanto básica, mas que foge do tradicional: mario foi preso pelo Bowser em um local aleatório e tem que dar um jeito de escapar. O interessante é que na primeira fase voce joga com yoshi, sem nenhum personagem montado. Em uma fase, o mario tem um numero limitado de pulos, o que dificulta um pouco o progresso, ainda mais porque no final será necessário ter alguns pulos "guardados" para usar na hora certa. Já em outra, o mario possui outra hitbox em uma bomba, que fica distante do personagem e, caso exploda, este mata o player, não importando se está grande ou não. Esta hack possui ainda uma batalha contra boss que envolve o uso de moedas, o que é bem interessante mas testa a paciência do jogador. Há outras mecânicas presentes na hack, que são intessantes de dar uma conferida.


Indo para o aspecto gráfico, vemos que o jogo usa de gráficos originais na maior parte do jogo, com algumas alterações nas palletas de cores. O autor foi feliz na escolha das palletas, pois nenhum deles "agrediu" as vistas e as escolhas combinaram bem com o ambiente em geral. As músicas também são padrões do SMW, então não há muito o que avaliar a respeito. Já o mapa foi bem feito no geral, ainda mais considerando que o mapa nem sempre é o foco nesse tipo de hack.

Enfim, é uma mini hack curta mas interessante de jogar pra conhecer algumas coisas diferentes em smw. Algumas podem não parecer novidade agora, mas é bom interagir com estas mecânicas.



Dificuldade: 2/5
Algumas fases podem exigir novas tentativas, mas nada muito dificil de se fazer.

Jogabilidade: 8/10
A ideia de trazer mecânicas novas é bem interessante, e funcionou bem nesta hack.

Gráficos: Vanilla + 1/10
Combinaram bem com o ambiente.

Músicas: Vanilla/10
É isso aí.

O mapa: 8/10
Bem feito no geral.

Criatividade: 8/10
O foco dessa hack é showcase de ASM, e este ficou bem legal de jogar. Embora dê pra passar um pouco de raiva com algumas coisas, em outras foi possivel se divertir.

Nota final: 8,5/10
Esta hack cumpre com o prometido, e nada mais. Vale a pena jogar um pouco pra conhecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário