Dropdown Menu

21 de dezembro de 2017

Mario's Keytastrophe: Rebirth Edition

Autor: S.N.N.
Jogo finalizado - 36 saídas
Emulador usado na review - Snes9x v1.53

Salve galera, hoje temos mais uma hack, e esta vai ser boa pra quem curte fazer uns puzzles e brincar de raciocinar bastante. Ela pode parecer curta, mas dependendo da sua afinidade com quebra-cabeças, ela pode render uma longa jogatina.

Em 2007, o mesmo autor estava trabalhando em uma hack com nome parecido - Mario's Keytastrophe - que seria um jogo completo, envolvendo história, exploração pelas fases (com direito a lojas e um pouco de backtrack) e muitas coisas que já eram surpreendentes para a época. Por algum motivo desconhecido, a última demo lançada foi em 2009, o que leva a crer que o autor parou de trabalhar nesta hack. Eis que em 2017 ele decide fazer uma outra hack, que usa parte das mecânicas vistas no jogo anterior, porem de uma forma mais compacta e que aja como um sucessor do jogo original. Segundo o próprio autor, "não se trata de um remake do jogo original de 2007, mas sim de um novo jogo que age como um sucessor espiritual (finalizado!).
O jogo explora como mecânica a solução de puzzles, e seu objetivo é, em geral, levar a chave até a fechadura. Nas telas, será possível encontrar diversos tipos de puzzles, e grande parte deles são de fácil entendimento - mas alguns são de difícil execução. Em alguns momentos, será necessário pensar bastante ou usar um pouco da tentativa e erro - você não é penalizado ao usar este método - para entender os puzzles. Por sorte, não é preciso saber de bugs para resolver os quebra-cabeças, mas saber como ocorre a interação entre os sprites ajuda. Falando em mecânicas, esta hack conta com:


→ Um cronômetro na parte de baixo da tela - para quem quiser fazer speedrun desta hack;
→ Reset rápido - você pode reiniciar a tela usando L + R ou sair dela através do start + select. Não é necessário passar pela fase para poder sair dela.
Um dos aspectos mais marcantes de ambas as hacks é a parte das músicas. No rebirth, o autor usou algumas músicas do primeiro jogo (que são simplesmente incríveis!) e remixes de músicas de outros jogos (como touhou), que deram um bom clima para grande parte das fases.

Esta é uma hack recomendada, por repetir de forma consistente uma mecânica vista no jogo "Mario's Keytastrophe" de 2007, mas atentando para um level design que siga os padrões atuais exigidos pela comunidade. Só não jogue ela se você não gosta de quebra-cabeças, senão vai ser bem tenso resolver alguns puzzles. Após esta imagem, vamos as notas e alguns comentários:



Dificuldade: 3/5
Esta dificuldade pode variar bastante, dependendo da sua afinidade com puzzles. No geral, a hack não é muito difícil, mas também não é fácil resolver certos quebra-cabeças.

Jogabilidade: 9/10
Muito boa, mas pode ser um pouco dificil pegar a ideia em certos momentos. Felizmente a tentativa e erro não pune o jogador.

Gráficos: 9,2/10
Cumprem muito bem o papel para o que foi proposto. Nada muito extravagante, mas combinações boas.

Músicas: 9,1/10
Muito boas no geral, sem muita repetição e que deram um bom clima para as fases.

O mapa: 9/10
Bem elaborado, com bom aproveitamento dos elementos vanilla presentes no jogo. A parte da neve ficou bem criativa.

Criatividade: 10/10
O fato de se fazer um jogo todo baseado na mecânica dos puzzles envolvendo chave e fechadura é merecedor de uma nota muito boa. Além disso, alguns elementos custom foram usados como parte dos puzzles, e até uma mecânica diferente foi introduzida, o que contou ótimos pontos nessa nota.

Nota final: 9,7/10
Esta hack não é tão marcante quanto a original, mas cumpre muito bem o papel de sucessor espiritual.

Um comentário: