Dropdown Menu

12 de dezembro de 2017

Super Mario Omega


Autor: Higsby
Hack Finalizada: 100 saídas
Emulador Utilizado: ZSNES 1.51

OLÁÁÁÁÁ! Estou aqui novamente para mais uma review, a minha última por este ano. Hoje, analisando a hack Super Mario Omega (ou Super Mario Ω, nem me perguntem sobre o nome porque nem o próprio autor sabe da sua origem), criada pelo usuário Higsby de 2007 a 2009 e que já foi analisada no antigo blog. Para a época é um trabalho muito bem feito, foram 2 anos e meio de trabalho até seu lançamento. Vamos começar com a história:

“Bowser sequestrou a Princesa Peach mais uma vez! A única pista de Mario para onde Bowser está é que ele está em algum lugar da Região de Gemtoa.”

"Gemtoa" certamente não é uma palavra que passa por sua cabeça diariamente. A origem desse nome é que o autor estava fazendo sua tarefa de casa que envolvia trigonometria. Se você já estudou, deve se lembrar do mnemônico "SOH CAH TOA". Foi daí que ele rearranjou as letras da palavra "Omega" e colocou um "t" no meio.

Você já percebeu como a hack tem um grande repertório de conteúdo na teoria. Mas, e na prática? Sortudos somos para ver que a hack possui uma gameplay muito boa, visto que utiliza-se apenas de recursos vanilla, sem sprites custom ou algo do gênero. O autor inspirou-se em muita coisa que já havia jogado até então, o que resultou em um bom candidato a jogo oficial.

O level design foi bem pensado. Uma das provas que apontam para isso, é a presença de "beta secrets". São níveis que normalmente seriam incluídos na hack, mas acabaram por serem rejeitados pelo próprio autor na revisão final. Na última semana antes do lançamento, ele percebeu um bug que comprometia a tela de título quando o jogador possuía mais de 100 saídas ao todo. Portanto, ele removeu 5 dos originais 11 níveis desses. Os beta secrets estão em caminhos não-explícitos no overworld.

Falando nele, as músicas do overworld são muito bem escolhidas. O remix de Yoshi's Island que toca no mapa principal é muito cativante. Infelizmente, o repertório de músicas não é dos mais elaborados principalmente a partir do segundo mundo, onde você verá um máximo de 3 músicas por mundo, sendo que cada mundo possui 8 fases em média.
No mundo especial, todas as fases são inspiradas em jogos de NES e SNES, como Mario Land, Super Metroid, Megaman, Zelda etc. Você precisará de bastante tempo para a fase de Super Metroid. Ela possui 125 (decimal) telas ao todo (telas são uma medida das fases no Lunar Magic, que equvale a 16 blocos horizontalmente). Não poderia faltar, é claro, uma saída secreta.

Enfim, com tudo isso, mais algumas imagens e bora pras notas:


Dificuldade: 3.5/5
A partir do segundo mundo, encontrar as saídas secretas torna-se trabalhoso

Jogabilidade: 9/10
O level design é muito bem pensado, feito e refeito. A curva de dificuldade é quase que perfeita. Uma hack muito divertida de se jogar.

Gráfico: 8/10
SMB3 caiu muito bem, os gráficos custom foram bem utilizados. Só poderia ter mais variação nos backgrounds.

Músicas: 8/10
Mais uma vez, faltou variação, mas as poucas que foram usadas fecharam muito bem com o "clima" da hack.

Mapa: 8/10
É bom, mas não perfeito. Seria, se o autor tivesse mais tempo até o lançamento, com certeza seria muito mais desenvolvido. 

Criatividade: 10/10
Com tudo o que o autor coletou durante sua vida, misturado de forma incrível na sua hack, é incrível como ele teve tanta criatividade para fazer essa compilação mestra.

Nota Final: 9/10
Grande hack para se jogar. Continua uma grande obra apesar da sua idade, 8 anos. Recomendo muito que pare o que está fazendo e reserve uma ou duas tardes para jogar essa incrível hack.
Eu fiz um vídeo-review que estará disponível em breve abaixo do Download, juntamente com uma entrevista que fiz com o autor. Aguardem, que deve sair nos próximos dias! 

2 comentários:

  1. Ótimo texto.

    Como o autor dessa hack fez para colocar para mudar a palavra MARIO da barra de informações do jogo para a palavra LIVES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. diferente do que muitos pensa as letras escrita mario não é via texto do game
      a palavras que fala mario na verdade é um SPRITE que tu pode mudar
      vantagem é facil de mudar
      desvantagem como isso não é feito via texto tipo as caixa de mensagem voce acaba tendo que sempre mudar o nome TER CERTEZA que tem espaço suficiente para as letras ja que com o nome "mario" não é possivel coloca muitos nomes grandes por exemplo

      Excluir