Dropdown Menu

27 de novembro de 2017

Como inserir blocos personalizados em sua SMW hack!

Olá, meus queridos leitores da Mario Hacks! Hoje estarei esclarecendo uma dúvida recorrente caso você queira usar Custom Blocks (que nada mais é do que blocos programados para exercer uma função única) em sua hack. Ao contrário do que muitos pensam, inserir bloquinhos é bem fácil. Vamos lá?

"Um clássico exemplo da imagem de um bloco."

Blocos são todas aquelas coisas quadradas (sério?) que você interage no Smw. Eles podem ser amigáveis como Question Blocks e perigosas como Black Piranhas. Sejam eles personalizados ou não, ficam em uma área do jogo chamada MAP16 (literalmente um mapa composto de várias páginas com blocos 16x16, porém vazios). Você poderá criar um bloco personalizado de duas maneiras:

> Possuindo certo conhecimento sobre ASM;
> Arriscando todas as suas fichas criando blocos simples através do Block Creator;

De qualquer forma, vamos para o método mais fácil: baixar um bloco pronto e inserir-lo em nossa hack. Antes de tudo, clique no Link abaixo e baixe a versão mais recente da ferramenta Gopher Popcorn Stew:


Agora que você possui a ferramenta em mãos e compactada, crie uma pasta chamada GPS dentro da pasta nutella raíz da sua hack. Extraia todos os arquivos para dentro dessa mesma pasta. Se tudo até agora estiver correto e seu PC não explodiu o resultado irá ser algo parecido com a imagem abaixo:

"Melhor nome para uma hack, não acha?"

Primeiro, acesse o site da SmwCentral e procure algum bloco que achar interessante. Como eu estou precisando de uma vinha escorregadia para minha hack, vou baixar esse bloco aqui. A função dele nada mais é do que deslizar o jogador uma vez que o botão para baixo estiver sendo pressionado.
Agora eu extraio o arquivo com extensão ASM (no caso é o nosso bloco) dentro da pasta Blocks. Em seguida, vamos até o arquivo de texto List.txt e adicionamos a seguinte linha de código:
   
"Simples, não é?"

Como podem ter percebido, essa linha de código possui um template bem simples:

3D00 é o lugar no MAP16 onde nosso bloco será inserido.
> 6 é a função padrão que o bloco irá exercer no Lunar Magic.
Slippypole.asm é o nome do arquivo do seu bloco.

Uma vez que a linha de código foi escrita, salve o arquivo e abra a ferramenta GPS. A seguinte tela
irá aparecer:

"Entre com o nome da sua ROM ou apenas pegue e arraste ela até aqui!"

Agora digite o nome da sua hack (no caso meme.smc) e aperte a tecla ENTER. Pronto!
A ferramenta então irá gerar um arquivo com o nome da sua hack porém com a extensão ".sdc". Copie e cole, além desse arquivo, a ROM patcheada na pasta raíz do seu projeto. Se tudo estiver certo o resultado será algo mais próximo disso aqui:

"Sem problemas! Hora de botar esse bloco pra funcionar!"

Uma vez que o nosso bloco está dentro da hack, abra o Lunar Magic, acessando a página onde o bloco foi inserido (nesse caso Página 3D, slot 00). Ao passar o mouse por cima do bloco, uma pequena informação irá aparecer: Como ele não possui nenhum gráfico, irei usar o método 8x8 para copiar o gráfico da Lester vine para o meu bloco. O resultado final será esse:

"Pronto! O bloco está inserido! YEAH!"

Observações:

* É recomendado fazer um planejamento de quais blocos customizados serão inseridos em sua hack. Isso porque cada vez que você insere mais blocos, é necessário repetir o processo de copiar e colar Nome_da_sua_hack.smc e Nome_da_sua_hack.sdc para a pasta raíz do seu projeto.

* Antes de inserir qualquer bloco na sua hack, verifique se a mesma está expandida no mínimo 2MB e se ela já foi editada. Por alguma razão é impossível inserir blocos em ROM's não modificadas.

* Alguns blocos como esse aqui são um pouco mais difíceis de serem inseridos pois exigem um conhecimento básico de ASM. Em todo caso, não se esqueça de ler o Read-me.

* Pelo amor de Godoka, não se esqueça de fazer um backup do seu projeto!

"Definitivamente uma imagem que não é desnecessária no momento"

E o tutorial de hoje chegou ao fim! Não foi tão difícil, não é mesmo?
Não se esqueça de deixar o seu comentário caso possua alguma dúvida.
Até a próxima, pessoal! :3

Um comentário: