Dropdown Menu

15 de outubro de 2017

Il Maniero Spettrale



Jogo finalizado - uma saída
Emulador usado na review: Snes9x 1.53

Halloween chegando, hora de pesquisar por hacks do gênero. E um dos melhores lugares para achar elas é em contests (concursos), e este é uma das hacks participantes do HLDC (Halloween Level Design Contest) de 2014. Esta hack foi a vencedora do concurso, e digamos que esta hack mereceu vencer, por trazer muita coisa interessante. Acompanhe a review.

O conceito da hack está em libertar as 18 almas dos aventureiros lendários para seu descanso eterno, e para isto Luigi tem que explorar uma mansão assombrada (inclusive o nome da hack está em italiano, e significa "a mansão fantasmagórica"). Ao explorar a mansão, o personagem deve encarar alguns desafios para libertar estas almas, o que inclui salas espelhadas, salas com água, fogo, gelo e prensas, muitas prensas, alem de fantasmas. A hack em si não tem o propósito de ser assustador, mas sim de ser um level estilo metroidvania, onde o jogador explora diversos segmentos de um local para encontrar coletáveis e cumprir missões. Aqui, coletar almas significa pegar as moedas dragão, e uma vez coletada ela, você não precisa voltar para pegar de novo caso você perca uma vida. Além disso, o jogo possui um timer para quem quiser se aventurar a fazer speedrun dessa hack.


A hack é curta, mas para quem não é muito bom de exploração, pode render de 20 a 40 minutos (ou até mais, já que algumas salas são bem desafiadoras de se passar), o que garante um bom gameplay.
Alguns fatores interessantes que chamam a atenção nesta hack são:
1) Gráficos bem caprichados, com uso constante de HDMA, um pouco de reflexo e design que relembra jogos clássicos, como os da série Castlevania;
2) Trilha sonora muito boa, e grande parte combina bem com as salas, alem de existirem certos locais com temas bem iconicos para o estilo de jogo e
3) Jogabilidade, possivel de perceber em diversos segmentos da mansão. Os autores pegaram boa parte dos elementos presentes no super mario world e colocaram nesta hack, como um desafio para pegar as moedas, o que torna esse jogo muito interessante.

Enfim, trata-se de uma hack muito boa, que possui clara inspiração em Luigi's Mansion, porém com elementos de metroidvania. Vale a pena jogar ela, principalmente pela jogabilidade, que é muito boa.

Um aviso antes de jogar a hack: fique esperto, pois trata-se de uma hack de Halloween.
Caso não tenha conseguido completar o jogo, uma dica: verificar o final da hack.

Mais algumas imagens e as notas:




Dificuldade: 3/5
Por se tratar de uma hack estilo metroidvania, é bom ter um ótimo senso de exploração. Algumas almas são bem fáceis de serem deixadas pra trás de maneira despercebida.

Jogabilidade: 9,5/10
O jogo é bem variado nos desafios que ele propõe. Você sempre terá que lidar com desafios diferentes para pegar uma ou outra alma. Com isso o jogo não fica entediante.

Gráficos: 10/10
Os autores capricharam nos gráficos em geral. Muitos efeitos bem diferentes foram explorados, inclusive na sala do piano.

Músicas: 8/10
Muito bons também, mas algumas ficaram um pouco estranhas.

O mapa: 9/10
Bem feito, embora não precise de muito já que é uma fase só.

Criatividade: 8/10
Como não houve muito foco na história, então esse fator não foi tão bem explorado assim. Ainda assim, vale pela intenção e pelas mensagens encontradas por aí.

Nota final: 9,5/10
Disparado uma das melhores hacks de Halloween existentes, embora não tenha elementos comuns em jogos de halloween (como jumpscares). Pra quem gosta de exploração, vai curtir muito esse jogo.


Um comentário: