Autor: CaptainDazz
Hack finalizada - Um level
Emulador usado: zsnesw v1.51
Não funciona bem em outros emuladores por causa de custom music.
Vamos então a uma hack com yoshi, um personagem icônico conhecido desde o Super Mario World. Nesta hack, seu objetivo é atravessar uma caverna e chegar ao outro lado. Bem simples, não? Nem tanto, porque a coisa fica agravante a medida que você avança pelo level.
Trata-se de uma "mini" hack, que de mini não tem nada, a não ser a quantidade de levels que tem no mapa. Trata-se de algo em torno de 36 sublevels neste pequeno level, e, como na época em que a hack foi lançada não havia sido implementado o patch de multiplos midway points (ou vários "meios", como diz o Lester), então se morrer em qualquer um desses sublevels, mesmo que seja no final da fase, implica em começar tudo de novo.
Por conta da quantidade de sublevels, o jogo acaba cometendo uma falha extremamente perceptível: é repetitivo. O autor usou os backgrounds várias vezes, e o level design não tem tanta variação. Tanto que em diversas ocasiões você se encontra passando de novo por sessões de lava, mazes com blocos e de pulos em plataformas acima do abismo mortal.
O autor escolheu bem as músicas do jogo, embora ele tenha repetido muitas delas algumas vezes, o que pode deixar o jogador cansado de ouvir a mesma coisa por muito tempo. Temos músicas de yoshi's island, megaman clássico, touhou e cave story nesta hack.
O mapa ficou razoável, mas não muito criativo, pois percebe-se apenas um tipo de terreno nele, e algumas pedras próximas e em torno do level. Talvez não houve muito foco nele porque é uma hack de um único level...?
Enfim, neste jogo o savestate acaba sendo um grande aliado, pois ele pode funcionar como midpoints alternativos. Com ele, a hack fica bem tranquila de se jogar, e com a possibilidade de deixar parte do jogo pra depois, não fica tão cansativa e repetitiva assim.
Algumas screenshots aleatórias:
Meus olhos agradecem pelo balanço de cores.
Farm de vidas yey
Dificuldade: 3/5
O jogo não é difícil, embora seja longo e repetitivo.
Jogabilidade: 6/10
Por ser repetitivo, não dá pra aproveitar tanto da hack assim. Em alguns casos, acabei rushando para terminar logo alguns sublevels.
Gráficos: 7/10
Boas, mas acabaram sendo repetitivas também.
Músicas: 8/10
As escolhas foram boas em geral.
O mapa: 6/10
Sem muita criatividade, com apenas um tipo de terreno usado.
Criatividade: 7/10
A história acaba sendo bem simples, e não há uma motivação boa o suficiente para atravessar um jogo tão longo.
Nota final: 7/10
Hack boa, mas sofre da ausência de midpoints e de ser longo demais.
Na verdade já joguei essa hack no SNES9X 1.51 sem erros.
ResponderExcluirHmm...talvez ele funcione no snes9x mas nao em outros emuladores, como higan e bsnes...não cheguei a testar, mas deixei o aviso porque o jogo é antigo e o smwcentral deixou um aviso de erro relacionado as músicas.
ExcluirMe lembro de ter jogado essa hack e analisado la no Mario Hacks Antigo. Mas, a pagina por la, sumiu. Sim, eu sou o LeliJhon, ex redator do blog, lembra de mim?
ResponderExcluirExcelente analise, Willian!
> A Yoshi's Story
ResponderExcluir> A Yoshi's Tale
*triggered*
Culpe o autor da hack pela indecisão ao nomear uma hack :p
Excluir