Autor: Gamet2004
Hack completa: 17 saídas
Emulador recomendado: Snes9x 1.60
"Luigi foi capturado após entrar na tumba de outro rei pra pegar um tesouro que não o pertencia. Agora Mario precisa salvar o próprio irmão e levar esse tesouro pra casa."
Existe alguns tipos de hacks na comunidade categorizadas como crossover, isto é, são jogos que desenvolvem uma nova experiência misturando o universo Mario com outros jogos. A hack de hoje não é diferente e apela pra um jogo até desconhecido do Mega Drive chamado Dinamite Headdy onde você controla uma versão bizarra do Rayman em um estúdio de filmagem estrelando o próprio filme. Que combinação maluca será que surgiu com estes dois? É o que veremos agora.
Achei engraçado que o jogo começa com o final boss explicando o plot.
A proposta da hack já começa com um pé atrás. Ora bolas, se o Luigi foi capturado por tentar roubar o tesouro do rei, porque diabos Mario precisa enfrentar o Rei? Melhor ainda: porque o Luigi, um cara humilde com uma mansão assombrada vai querer roubar o tesouro de alguém? Isso não seria coisa pro Wario, não é mesmo? Por essas e outras que a história toma um rumo muito louco no fim do segundo mapa, quando a revelação acontece.
Spoiler: Luigi foi vítima de uma armadilha. O Rei matou Luigi porque tinha inveja de sua fama.
Não só o jogador fica sem entender nada como do nada acontece uma boss fight. O objetivo de Mario muda completamente e a coisa fica séria. Dali em diante, o que seria uma missão de resgate se torna uma missão de vingança.
Os gráficos são tão bonitos como também são bizarros. Existe um clash gráfico bem fantasioso por aqui que agrega ao plot de uma forma consideravelmente positiva. Você inicia o jogo como qualquer hack qualquer, com gráficos que lembram a franquia. Quando a situação fica séria, o jogador contempla o uso surreal de gráficos de jogos de Mega Drive/Genesis. As cores são super vibrantes (apesar de não serem variadas) e ás vezes parece que você tá jogando outra hack.
Um dos pontos fortes da hack é como o autor deu vida nova á sprites manjados pela comunidade. Os primeiros dois chefes são re-skins de sprites antigos (e difíceis) enquanto os dois últimos foram feitos com Layer 2. Fases com autoscroll não são tão chatas (em uma delas você vira um avião) e até a capinha recebeu um novo gráfico e uma nova habilidade: você não voa nem flutua, mas pode dar double jump. A propósito, se você manter a capinha o jogo fica uma barbada.
Estes dois chefes são re-skins criativas de dois sprites manjados da comunidade.
A hitbox zuada continua um clássico, elevando a dificuldade.
A hack é legal e tudo mais, dá pra ver que o autor fez o que queria, tava como o diabo gosta. Só que alguns detalhes negativos não passam despercebidos, causando um "bruh momento". Algumas fases possuem slowdown: a hack abusa de layer 2 + layer 3 + sprites enormes + sei lá man. Alguns efeitos visuais como HDMA geram uma instabilidade na própria ROM. Eu tenho quase certeza que esta hack explode no Higan, dá pra ver ás vezes uma linha preta tremendo no topo da tela.
Fora isso só o que posso dizer é que em alguns momentos eu tive que pensar um pouco pra adivinhar o que era sólido ou não, pois alguns gráficos usam o mesmo tom de cor do chão. Geralmente o que é escuro fica atrás do que é mais claro só que aqui tudo é vibrante e doí um pouco as vistas. Os chefes possuem hitbox mal feitas mas se você é veterano na comunidade isso não é novidade.
De qualquer forma, maioria dos erros são amadores e poderiam ser evitados.
Mas nada que vá crucificar a experiência por completo.
Á esquerda, um autoscroll horizontal interessante.
Á direita, uma clássica fase de torre vertical automática.
Pontos Positivos:
+ Visuais vibrantes e charmosos.
+ Re-skins de inimigos super criativos.
+ Trilha sonora épica, cheia de samples.
+ A história tem um plot twist de ferver o sangue.
+ O poder da capinha agora está de cara nova.
Pontos Negativos:
- Mario não anda automaticamente após passar de fase.
- Chefes não estão por ordem de dificuldade.
- O jogo não salva. Só avisando.
- Alguns efeitos visuais não funcionam como deveriam.
- Presença de slowdown no mundo do céu incomoda.
Sugestões:
=> Permitir que jogadores salvem o progresso após zerar o jogo seria bom.
=> Ter um New Game+ com o Luigi seria interessante devido a mudanças do plot.
The Gatekeeper Strikes Again!!! é uma hack curta, que se você tiver paciência consegue zerar em 4 horas ou menos. É uma hack criativa com fases interessantes, apesar de não ser tão consistente. Sua aparência bizarra pode chamar a atenção de alguns e o seu plot afastar outros, mas em compensação é uma hack interessante de jogar. Muito louca mesmo.
Eu recomendo esta hack para aqueles que desejam se divertir com um projeto crossover ou porque não tem tempo sobrando ou porque as hacks do Roberto Zampari são loucas demais pra sua cabeça. É sério: já imaginou o Mario e o Megaman enfrentando Pewdiepie?
Meu irmão, que bicho feio!
Dificuldade: 3/5
O jogo se diz HARD, mas até que é fácil com os poderes certos.
Flor de fogo na água e capinha na terra. Clássico.
Jogabilidade: 7.5/10
É uma jogabilidade tradicional com uso criativos de sprites manjados.
O uso de autoscroll cansa ás vezes mas dá pra aguentar.
Gráficos: 7/10
Se você ignorar os bugs e os momentos em que não sabe se é chão ou cenário, tá ótimo.
Você consegue sentir a diferença como dia e noite através dos gráficos usados.
Músicas: 9/10
Uma trilha sonora que dá vontade de fazer playlist no Youtube.
Só é uma pena que enjoa rápido devido ao uso repetido delas.
Mapa: 8/10
Ele é bonito e faz o que promete, mesmo sem saída secreta.
Criatividade: 8/10
Viu o que dá pra fazer usando gráficos de um jogo de Mega Drive?
Nota final: 8/10
Esse tipo de hack é aquela que você não sabe se o autor está de zueira ou se foi de coração.
De qualquer forma, o jogo merece a sua atenção. É bem curtinho, vai lá!


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