Home Top Ad

Responsive Ads Here

Steambot Mario

Autor: BuzzBee
Hack completa: 7 saídas
Emulador recomendado: Snes9x 1.60

"Embarque em uma aventura inspirada em desenhos do tempo do Epa, em preto e branco!"

Como alguém que cresceu assistindo desenhos como Tom e Jerry e Looney Tunes, saber da existência de uma hack inspirada em desenhos antigos despertou minha curiosidade. Feito em 14 dias, Steambot Mario promete uma experiencia que cativará não só gente velha mas a molecada speedrunner. Se a hack fez bonito ou não é o que vamos descobrir agora.

Impressão minha ou eu baixei MASSIMO por acidente?

Apesar de apostar em um visual grayscale, a execução é imparcial: alguns blocos e sprites (como o Player) não estão em preto e branco, arruinando a imersão. A trilha sonora poderia ser bem melhor, mas as músicas escolhidas não batem com o padrão da atualidade, chegando ao ponto de achar que foi intencional do autor escolher tais músicas. O level design é vazio e confuso, dando a impressão que a hack foi feita de forma apressada... oh, mas ela foi.

Segundo o autor, a premissa da hack seria proporcionar um desafio que parecia fácil mas que levasse horas pra se dominar (tipo os jogos da FromSoftware). Segundo ele, a hack foi feita focando em speedrun, principalmente se você manja de kaizo (as fases possuem trechos que podem ser skipados usando shelljump, midairs, etc). O problema é que a apresentação da hack e tampouco a execução da premissa foi insatisfatória, principalmente se você não vai pela rota kaizo.

Definitivamente uma fase original, não é edit de uma das poucas fases verticais do smw

Em se tratar de um projeto rushado, a hack possui os próprios pecados. Um deles é que as fases parecem edits preguiçosas das fases originais (não pode, é feio) e o próprio mapa, pra reforçar é um edit da Chocolate Island na exata posição do jogo vanilla. O chefão do jogo é um Big Boo, porém a forma que criaram a batalha mostra que de fato quem fez e tampouco quem aceitou a hack na smwc não testou direito: é possível pegar softlock se você destruir a chave ANTES de derrubar os Galoombas do teto. É sério, gente, no meu tempo essa hack não era aceita nem a pau.

De qualquer forma, a experiencia que eu tive com essa hack não foi das melhores. Não é nem por ela ser rushada (tem hacks por aí rushadas que proporcionam melhores momentos) mas por ela ser uma tentativa de alguma coisa á espera de uma boa recepção. Eu entendi a premissa, mas o autor vai precisar de mais tempo ou mais experiência pra saber o que está fazendo. Infelizmente não é um jogo divertido e deixa a sensação que você poderia estar jogando outra coisa.






É assim que você comete sudoku nos créditos.
Sim, dá pra morrer nos créditos.

Dificuldade: 1/5
A hack não exige muito das suas habilidades, apenas paciência.

Jogabilidade: 4/10
Não é o forte por aqui. Ela podia ser muito mais que isso.
Caminhos abertos, fases vazias e tudo que tu precisa fazer é não perder tempo.

Gráficos: 5/10
Se a intenção do autor era simular grayscale, saiba que era possível.
Se a hack fosse feita em 2005 aí já é outra história.

Músicas: 4/10
Literalmente a única música que presta é de um anime.
Que música? Essa AQUI.

Mapa: 3/10
Na moral, isso é um desrespeito com quem faz mapa na comunidade.
Pode isso, produção?

Criatividade: 2/10
Uma hack feita com foco em speedrunning.
O que será que pode dar errado?

Nota final: 5/10
A hack foi feita literalmente pra zerar ela no menor tempo possível.
Sabe como você pega PB? É só não perder seu tempo jogando isso.

Nenhum comentário