quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Xka Shack Demo


Autores: smallhacker / Boom.dk
Jogo Finalizado:  1 saída
Emuladores utilizados:  Zsnes 1.51 / Snes9X


Podemos dizer que essa uma hack muito diferente das demais aqui no blog, além de ser muito impressionante, para mim. Ela foi produzida sem o auxílio do Lunar Magic, o que, por si só, eu imagino, já deve ter dado um bom trabalho finalizá-la. Ao invés de usá-lo, os autores optaram por utilizar apenas pura programação, usando o Xka (de onde surgiu o seu nome).


Logo ao iniciar o jogo fui surpreendido com uma animação que, apesar de não ter gráficos muito belos, representava bem as cutscenes. O autor usou de programação avançada para conseguir criá-las, resultando em uma ótima animação de abertura, mesmo com gráficos um pouco ruins, na minha opinião. Enquanto as cutscenes eram mostradas, uma trilha sonora com uma qualidade excelente é tocada.

Pelo que parece, o autor conseguiu colocar converter uma música cantada em MP3 diretamente para a hack. (Com uma qualidade comparável a abertura de Tales of Phantasia). É incrível até que ponto os ROM Hackers podem chegar...


Dificuldade: 0/5
Isso mesmo: ZERO. Extremamente fácil, uma hack bem curta e com um único objetivo bem simples.  Talvez seja a SMW Hack mais fácil do mundo.


Jogabilidade: ? /10
 Muitos comandos do controle do SNES foram eliminados, consequentemente, alterando muito a gameplay de Super Mario World. Não sei ao certo se isso foi bom ou ruim para hack. Por um lado ficou bem fácil, mas, por outro pode ser bem troll. Portanto, ainda estou bem indeciso e não cheguei à uma conclusão.

Desculpe. :(


Gráficos: 7/10
Bem pixelizados e um pouco feios. Mas, as cutscenes foram bem criativas e representam bem os momentos que o jogo quer transmitir. Além disso, acho que e o maior destaque nos gráficos foram as movimentações humanas que, para mim, parecem bem realistas.


Mapa:  N/A
Não existe.


Música: 10/10
Achei simplesmente incrível. A música é exatamente idêntica à original e representa bem a capacidade máxima de sonoridade do Super Nintendo.


Criatividade: 10/10
Os autores se inspiraram em um conceito já existente e bem interessante que ele mesmo explica nos créditos, no final da hack. Mesmo assim, achei a idéia bem criativa, pois o autor fez uso de recursos pouco utilizados em hacks de Super Mario World. O principal fator foi criar uma abertura (como aquelas de seriados de TV, animes e etc) com um acompanhamento de uma música que parece convertida diretamente de um arquivo em MP3.


Nota Final: 10/10
Uma hack diferente de qualquer outra que eu já vi. Como talvez tenham notado, eu não entrei em muitos detalhes de gameplay, fases, level design, pois, acreditem se quiser, acho que seria muito spoiler contar essas peculiares detalhadamente. Mesmo assim, tudo sobre a hack é praticamente revelado logo no começo e talvez você não fique confuso, mesmo eu não me aprofundando nesses detalhes.

Essa hack é simplesmente genial, para mim. Além disso, imagino que o fato dos autores terem criado essa hack apenas usando uma única ferramenta de programação, o Xka, já demonstra que eles se dedicaram bem para obter o excelente resultado que tiveram. Mesmo o jogo sendo curto, foi muito bem apresentado.

Recomendo que você envie essa hack para alguns amigos ou colegas seus, se quiser.




Aviso: A hack pode apresentar problemas sonoros no emulador BSNES (para computador) e no emulador SNES 9X EX (para Android).

5 comentários:

  1. Feliz ano novo meus amigos do Mario Hacks. Desejo a vocês um ano cheio de sonhos e muita jogatina que não tenha fim.

    ResponderExcluir
  2. Análise verdadeira!!!!!!!
    Caso você não tenha entendido ainda, você foi Ricky trollado!
    A review que você acaba de ler é quase que completamente falsa, sua nota final, principalmente.
    Na verdade, Xka Shack Demo, é uma hack feita para trollar outras pessoas. Ou seja, enganá-las ou de alguma forma rir delas. Se você jogou a hack e não entendeu nada por ver um homem todo pixelizado dançando, tentarei explicar brevemente (tivemos esse problema com outras pessoas quando essa hack foi postada no Mario Hacks Antigo, em 2012):
    Essa hack é uma adaptação de um vídeo de uma música de Ricky Astley que teve muito sucesso na internet porque era usada para trollar as pessoas. Os autores, pelo que me parece, converteram à música para o Super Nintendo e tentaram reproduzir o vídeo original usando animações pixelizadas. Mas, se você não conhece a piada do Ricky Astley, geralmente, funcionava dessa forma:

    - Alguma pessoa postava um conteúdo na internet e mandava para outra pessoa. Ou então, era um conteúdo tentava ser bem extraordinário, para chamar a atenção de outros.
    - Só que ao invés de ser o conteúdo que o post indicava, era um videoclipe do Ricky Astley.
    Exemplos:
    Download da Beta de Super Mario FX
    (daí, você entraria e era um vídeo Ricky Astley, na verdade )
    Luigi no Super Mario 64 após dar milhares de voltas em volta de uma fonte de água
    (era o Ricky também)

    E assim, por diante. A análise de Xka Shack Demo está tentando te trollar, tanto aqui no Mario Hacks 2.0, quanto na SMW Central.
    Use e abuse dela, se quiser zoar alguém. Hehehe XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai alguem poderia gravar esse hack numa EPROM, montar um cartucho (fita) e botar um label dizendo que é o Super Mario World Beta ou um cartucho de Chrono triger e mandar pro cara. Trolagem do seculo.

      Excluir
  3. Apesar de aquela foto ser falsa será que dá para deixar a barra de status do super mario world igual a ela que e a do super mario bros?

    ResponderExcluir