quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Super Mario Logic

Autor: Final Theory
Hack completa: 104 saídas
Emulador utilizado: ZSNES 1.51

Gosta de puzzles?? Se sim você precisa conhecer Super Mario Logic, uma hack de SMW com puzzles complexos e frustrantes divertidos.

''Kamek lançou um feitiço sobre o Reino do Cogumelo, transformando-o em uma estranha nova terra. Junte-se a Mario em uma nova aventura onde ele deve quebrar o feitiço e trazer a terra de volta ao normal.''

Essa é a sinopse do próprio autor da hack (um pouco resumida). Deixando a história simples de lado, vamos para a hack em si:

A maioria das fases tem como seu objetivo coletar um determinado número de moedas, isso de várias formas, por exemplo, transformar blocos em moedas, transformar inimigos em moedas, etc. Ela se torna repetitiva, e não precisa ir muito longe pra perceber isso, deixarei uma pequena comparação em imagens para um melhor entendimento:


Screenshot da Fase 2
Screenshot da Fase 7

A hack tem seus momentos de dificuldade, se você não entende direito dos vários modos de ganhar moedas, vai ter muitas dificuldades, outra coisa que dificulta é na hora de usar os Directional Coin Block (aqueles blocos que criam uma trilha de moedas), o jogador deve pensar bem na trajetória do bloco antes de aciona-lo. A dificuldade é bem inconsistente, nas partes finais da hack tem puzzles que dão dó de tão fáceis, já outros são bem complicados.

Quanto a jogabilidade, nessa hack agir sem pensar quase 100% das vezes resulta em morte, devido ao seu level design linear em várias fases. Além de coletar moedas para terminar as fases, a hack usa outros elementos, como: plataformas que caem após serem tocadas, uso de cogumelos para atravessar blocos específicos, munchers (quem não gosta de munchers?), Yoshis, etc.

Como esperado, o autor utilizou muito o P-Switch, comum em hacks de puzzle e até em hacks normais, também utilizou os Directional Coin Block (já mencionado antes), que pelo meu ver foi bem pouco utilizado em outras hack. O forte da hack são as mecânicas do próprio SMW que não foram bem exploradas no jogo original e que foram melhor aproveitadas na hack. As várias formas de completar os puzzles são mais abrangentes do que as partes repetitivas, agora antes das notas algumas screenshots da hack:






Dificuldade: 3.5/5
Boa parte do jogo é fácil, mas depois de 30 fases a hack fica com uma inconsistência de dificuldade, depois do level 60 ela se fixa em uma dificuldade desafiadora e que cada vez mais incita o jogador a terminar a hack.

Jogabilidade: 8/10
Mesmo falhando algumas vezes, o autor fez um level design bem feito e bem variado, a nota só não é 10 por causa dos puzzles repetitivos em certas fases.

Gráficos: Vanilla
Aqui vai apenas uma menção honrosa para a bela tela de título e também pela bela tela de finalização, o autor poderia ter feito mais disso durante a hack.

Música: Vanilla
Mesmas do Super Mario World Original.

Mapa: -/-
Inexistente.

Criatividade: 9/10
Puzzles bem pensados, repetitivos mas também inovadores, com várias formas de conseguir moedas e terminar a fase, o autor também usou várias mecânicas básicas do SMW, mas bem pouco utilizadas pelas outras hacks.

Nota Final: 8.5/10
Uma das melhores hacks de puzzle que já joguei, utilizou inúmeros recursos muito bem, o que compensa a falta de novos blocos e sprites, só não é recomendada para jogadores amistosos, que vão quebrar as cabeças tentando resolver os puzzles.

Download 

Nenhum comentário:

Postar um comentário