Dropdown Menu

12 de janeiro de 2021

C3 Winter 2021 - Mega Resumo

"Praticamente uma Nintendo Direct... indireta!"

Olá, meus queridos! Tudo bom?
Não faz muito tempo que saiu do forno como uma pizza tamanho familia o maior evento criativo da SMWC: a famosa (e agora infame) C3. Se você é novo na casa, saiba que C3 é um evento onde você pode promover qualquer coisa: smw hack, gráfico, collabs, ASM. Devido a maresia das últimas edições, agora a C3 possui minigames que incentivam flood interação dos usuários (quanto mais você posta maior as chances de ganhar troféu). No final de cada C3, acontece uma votação totalmente-nada-suspeita para decidir os vencedores do evento.
Confira abaixo um mega resumo do que rolou por lá:

ASM:
Vitor Vilela lançou a braba: Se você acha que o SA-1 não poderia ficar melhor, está enganado(a). Após Vilela ativar seu ultra instinto ele criou o Maxtile, o update capaz de fazer Minha Moto chorar e Diagonal Mario 3 finalmente ser real... bom é o que os fãs esperam, né?
A revolução dinamica já começou: Seculos atrás se você queria inserir sprite dinamico tinha que fazer pacto com a Xuxa e fazer altos paranue. Agora, você faz altos paranue e ainda apela (e olha que tu não precisa jogar de Eddy Gordo!). Que tempo pra estar viva, minha gente.
Magia negra com VRAM: Se isso é impressionante pra quem não faz idéia do que tá vendo, imagine pra quem tem doutorado. As possibilidades são infinitas!
Ursinho da Coca-Cola codou uns sprite maneiro: O cranio por trás da infame hack Mario Meat Mistery resolveu abrir seu coração e lançar um mega update pra sprites que já tinha feito a pedido da galera. Alías, aquela Cirno é super importante, vai por mim.
KevinM se lembrou dumas parada aí: O cara tava sem o que fazer, daí foi fazer aquela limpeza no HD e descobriu aquele super pack de ASM que vai fazer a diferença na hack de muita gente.
Super patch que pode matar sua rom: Esse cara resolveu investir meia vida pra tacar quase tudo que é hex edit em um asm e compartilhar com a galera. O patch corrige todos os bugs e ainda melhora a experiencia do smw original, mas fique ligado: se tu não ler esse Novo Testamento direito sua rom explode. Brincadeira, bicho!
Yoshi louco lança versículo e outros meme: Não subestime esse cara: ele não tem fanatic no nome por nada (ok ele ama yoshis mas não é esse o foco). Além de revelar informação de coisa que não passaria nem no Linha Direta, ele disponibilizou uma penca de dissasembly que faz você questionar se ele está sendo pago pra isso... olha a fera aí, meo!

HACKS:
A hack que poderia ser um livro: Ganymade é uma hack desenvolvida a mais de 8 anos e o autor colocou tanto amor e dedicação que faz você rezar para que os deuses do smwhacking protejam essa obra de arte. E você sabe por que? É apenas o primeiro capítulo.
Kaizo makers criam kaizo: Quem disse que brasileiro não manda bem? A equipe de kaizo makers Aeurus liderada por um doidão chamado Insanit veio pra aprontar altas confusões com uma collab kaizo que promete marcar história.
Essa hack parece SM64: Star Seeker é uma hack de mundo aberto tão aberto que você não sabe o que vai fazer. Aqui você entra em uns portal do Mortal Kombat, faz umas trakinagem, chuta umas bundas, voce sabe... tudo pra resgatar umas estrelas e chamar de dia. YAHOO!
O Mega saldão do Anorakun: Dedicado como ele só Anorakun deu o seu melhor durante a C3, lançando não só apenas vários gráficos como também suas 3 entries da ainda não pronta Kochobo Dourado 2. Tá esperando o que seus punk? Confere aí, vai!
Eles vieram punir sua mamãe: Darkbloom mais uma vez compartilha um trailer que mostra o potencial da sua mais nova e infame collab produzida pela Punishment Team. Parece ser bem kaizo, eu não sei... mas tá bem louco. Só não é leite.
Animatronico faz hack: Depois de tanto passa e repassa, esse jovem dinamico que se amarra em uns vaporwave da Bandicamp resolveu compartilhar um level sampler do seu mais novo projeto. Aqui você joga umas fases super coloridas, cheias de HDMA e ASM. Ah, é: você pode escolher 3 personagens pra jogar.
Finalmente pronta: Esta hack não é Brutal mas possui um charme e um level design que pode deixar qualquer hack japonesa no chinelo. Após 5 anos de pura dedicação e algumas incertezas, Evil Conquest 2 está pronta e esperando pra ser jogada (mas não na lixeira, ok?).
Uma hack especial feita por um otaku:  LadiesMan não é apenas um excelente porter, ele possui idéias interessantes. Além de publicar alguns port maneiros, ele lança o que seria na visão dele a edição de 30 anos de SMW. Que chique!
A mais nova, super nova aventura do Luigi: Luigi's New Adventure é o mais novo projeto de MS. Aqui você controla Luigi em levels únicos focados em alguma coisa, com gráficos lndos e uma OST questionável: uma bela homenagem a hacks japonesas antigas que podem causar panico em qualquer um (vai fazer o palácio quando? lol).

MISC:
Um jogo muito daora pra se jogar no navegador:  Parece que o autor de uma das hacks mais impressionantes visualmente já feitas também sabe programar -- e falando nisso ele fez um jogo inteiramente em javascript. Aqui, voce faz uns paranue com instrumento musical, bate o recorde e se tiver azar descobre o bug que estoura seus ouvidos. 
Robozinho Jones pra nintendinho: FinalTheory está já faz um bom tempo fazendo sua homebrew pra NES: um jogo onde voce controla um robo muito louco que empurra caixas pra passar de fase. Pois é, literalmente Sokoban.
Desenhar player pra smw ficou moleza:  Ou quase isso. O carismático guri dragão resolveu compartilhar sua extensão custom que ajuda os usuarios de Aseprite a desenharem gráfico pra smw. Mas se liga: Aseprite é pago.

SHITPOST:
Autor praticamente lança a mesma hack: Ele é conhecido pela sua série de hack chamada... hack. É uma série de hacks onde cada level foca em uma mecanica, zerou as fases volta pra primeira e acessa a fase secreta. Pois bem, o cara já lançou tanta hack com esse nome que se ele fizesse dinheiro já tava rico: a hack foi do zero pra -1. O cara literalmente só falta lançar o novo Skyrim. Brincadeira, bicho!
Essa tool de alto Q.I cria nome de hacks pra você: Até porque Ultra Raba é o melhor nome já criado.
O melhor anúncio de hack do evento: Você conhece as regras e eu também.

E essas foram os melhores destaques do evento. Claro, não deu pra colocar tudo senão ninguém iria ler pois é bastante coisa. Como comentário adicional, alguns membros da comunidade brasileira sentiram que a C3 perdeu um pouco da energia, ficou bem mais sem sal se comparar com as edições anteriores. Em outras palavras tudo aconteceu de forma superficial: não rolou aquela imersão, aquela ingenuidade de anos atrás... é tudo meio forçado, sabe?
Até a próxima, pessoal!

5 comentários:

  1. A central está trabalhando em algo como VLDC9?
    Não acompanho nada lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado. Já faz um tempo que eles estagnaram com projetos longos e todas as collab roms são feitas por terceiros (como é o caso do VLDC11). Existe uma tal de ASMWCP2, que está mais de 10 anos em andamento porém é administrada quase que sem qualquer afiliação a staff. Todos os eventos de level design possuem foco agora em fases soltas, nada de collab rom.
      Entretanto, dizem que eles estão interessados em voltar a produzir estas collabs (como foi o caso do VLDC12) mas parece que o desanimo é maior, além de que o vanilla praticamente virou chocolate. Sinceramente eu apoio que mais collabs como o Old School Level Design Contest sejam produzidos uma vez que o termo "vanilla puro" é levado a sério.

      Excluir
    2. Entendi, obrigado por responder!

      Excluir
  2. Incrível!
    Vou ver essas hacks ai.

    Como tenho acesso a elas?
    Ja estão no site?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom? Tudo que foi lançado na C3 permanece na C3 (tipo clube da luta) porém é decisão do autor da hack/resource enviar pra moderação mais tarde. Por isso, é comum você encontrar hacks que foram lançadas apenas na C3, se tornando exclusivas e em alguns casos raras pois depois de um tempo
      o link vai/pode cair e como o autor não pode editar o post depois de muito tempo aí já viu.

      Excluir