Dropdown Menu

24 de julho de 2019

Feedback: o que é e porque você precisa dele.

"Minha Moto testando a Diagonal 2 (invejosos vão dizer que é fake)"

Após longos meses de produção intensa, choro, raiva e prazer (não nessa ordem) você finalmente conseguiu criar algo sólido pra chamar de hack, mas... sente que está faltando alguma coisa. Sim, você precisa de alguma cobaia pessoa gentil que irá testar o seu game e dizer se a sua hack vai ser o novo Brutal Mario ou apenas mais um meme.
Curiosos? Então vamos lá! espera, aonde?

O que são jogos demonstrativos?

"Um CD com várias demos que por sinal era brinde em uma revista de 1998"

Desde muito tempo atrás, o pessoal que publicava os jogos tinham uma forma interessante de vender o produto: como eles não queriam investir muito em propaganda e precisavam saber se o público iria gostar do game, eram usados jogos curtos com uma amostra do jogo completo chamadas de demo game. Geralmente esses jogos eram distribuídos de graça e vinham em revistas ou até mesmo dentro de outros jogos prontos (como o caso de Spyro dentro do Crash Bandicoot).

No mundo das hacks de SMW não é diferente: geralmente uma demonstração possui em torno de 12 fases, o suficiente para mostrar o potencial do game, deixando o jogador/seu público ansioso pela versão final. Se você encontrar algum dia uma hack demo com mais de 25 saídas tenha certeza de que o desejo do autor é que alguém teste o jogo. Estou olhando pra você, Brutal Mario!

O que são builds?
Geralmente, quando um jogo está sendo desenvolvido, cada segmento de sua formação é separada em builds. Uma build pode ser focada em apenas uma coisa, ou em várias, porém ela sempre será jogável a ponto de quem está testando irá ter noção do que se trata. Vamos supor que você implementou uma nova mecânica e gostaria de ver na prática se o sistema possui falhas, logo, cabe aos queridos beta testers jogarem o seu tesouro de tudo que é jeito.

Porém, o mais importante disso é que essas versões de testes não podem ser confundidas como amostras, até porque elas estão em fase de desenvolvimento (incompletas) e de certa forma com vários erros que o jogador não pode perceber na versão final (mas isso não é desculpa pra ignorar feedback, ok?).

Por que feedback é tão importante?
"Quando voce é um moderador da SMWC e percebe que a hack não foi testada corretamente."

Existe uma metáfora antiga que diz que "Quem vê de longe vê melhor". Em outras palavras, nem tudo é um mar de rosas e você precisa reconhecer quando algo que você faz possui erros. Não importa a desculpa que você der, se sua namorada pegou um pokemón Shiny ou se marcianos escaparam da Area 51, a regra é clara, Arnaldo: sempre possua mentalidade de estudante, sempre disposta a aprender coisas novas.

E como você reconhece tais erros? Através de feedback, é claro. Porém (veja bem) é necessário na maioria das vezes que pessoas experientes sejam capazes de auxiliar pessoas novas, já que estas estão mais propensas a elogiar seu projeto OU porque não entendem nada do assunto OU porque são seus amigos... OU as duas coisas. E onde você pode encontrar o melhor feedback possível? Fazendo parte do nosso grupo no Discord, é claro!.

Esperam que tenham gostado do post.
Até a próxima, meus queridos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário