Dropdown Menu

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Super Demo World - The Legend Continues


Autores: FuSoYa, Zero-G
Hack Finalizada: 120 saídas
Emulador Utilizado: ZMZ

Olá, pessoal! Aqui quem escreve é MajorFlare, apresentando para vocês, em minha primeira review, uma hack que fez AQUELE sucesso há muitos anos, mas que ainda traz muita coisa interessante. Essa hack foi feita há MUITO tempo (antes da Internet wi-fi, amigos), com o objetivo, segundo o próprio autor, de "mostrar como o Lunar Magic consegue editar o Super Mario World" (para quem não sabe, FuSoYa é o criador e dono do Lunar Magic). 
"MAMA-MIA! Roubaram o meu café!" - Mario

A primeira coisa que notei ao jogar essa hack foi a nova história, que é bem diferente. A sua missão é ir em cada castelo dos filhos do Bowser e resgatar os ovos... para o seu CAFÉ DA MANHÃ! Ou seja, temos um encanador faminto em busca de aventuras para começar o dia mais saudável. Quando comecei a passar as fases em si, o que me chamou a atenção em especial nessa hack é o fato dela ser GRANDE: ela tem nada menos do que 120 saídas! Divirta-se tentando achar todos os secretos da hack, pois eles são mais de 8000!

Está pronto para o Natal, Mario?

A curva de dificuldade dessa hack é razoável: começa com fases curtas e tranquilas, e vai ficando mais desafiadora à medida em que os mundos são completados, mas... alguns lugares são muito difíceis para o mundo em que estão: há castelos e fases quase impossíveis em mundos fáceis, e algumas fases dificílimas seguidas de fases fáceis nos mundos finais.

"MAMA-MIA! Água-viva!" - Mario

Além dos gráficos e cores, que foram bem modificados, o autor utilizou alguns recursos a mais, como blocos customizados. Quanto aos temas das fases, eles variam desde fases normais, com os gráficos do SMW, até fases com temas variados. O mapa é muito bem feito, te dá vontade de explorar. Há mundos dos mais variados temas, e são 10 deles para se brincar. De ilhas nubladas a mundos ultrassecretos, há muito o que encontrar pela frente. A melhor, na minha opinião, é a quantidade de fases com duas saídas, evidenciando quantos secretos existem para serem achados. O único ponto negativo, para mim, foi a dinâmica das fases nos últimos mundos (sem SPOILERS!), mas nada que atrapalhasse a aventura.

O céu é o limite!... ou não.

Adivinhem onde o Mario está...

Como tudo na vida, a hack não tem só pontos positivos. Tenho que destacar duas coisas em que esse jogo deixa a desejar: uma é a falta de músicas (vamos relevar, essa hack foi feita na Pré-História do SMW Hacking, não havia como inserir músicas) e a outra são como algumas fases não são tão criativas, alguns puzzles são cansativos e, claro, fases semi-quase impossíveis numa hack que não é kaizo (COF-COF CRYSTAL CASTLE!)

Ajudem esse pobre encanador, preso no mato de canos sem desentupidor...

Rumo às estrelas!!!



Dificuldade: 5/5
Eu até ia dar um número menor, mas a quantidade de secretos chatos de achar, fases difíceis, algumas até kaizo (CRYSTAL CASTLE!!!), me fizeram aumentar a nota. E nem me fale no tamanho da hack.

Jogabilidade: 7,5/10
O jogo foi legal, bem pensado, tem bons recursos... mas o jeito de algumas fases (Crystal Castle), alguns secretos e a curva de dificuldade acabaram  prejudicando a jogabilidade como um todo.

Gráficos: 9,5/10
A hack usou belos gráficos, tanto no mapa quanto nas fases, e eles ficaram bem colocados. Porém, a presença de cutoffs fez com que a nota não fosse 10.

Músicas: ---/10
A hack é da Idade da Pedra, antes de se inventarem as músicas customizadas...

Mapa: 10/10
Para mim, esse é o principal ponto forte da hack. Um belo mapa, com ótimos relevos, cores, gráficos, etc. Está de parabéns.

Criatividade: 8/10
A ideia de se fazer uma hack demonstrando o que o Lunar Magic pode fazer foi legal, embora tenha a "trapaça" da adição de blocos customizados.

NOTA FINAL: 8,7/10
No geral, é uma boa hack, tem fases legais, mapas bons e secretos interessantes. Mas poderia ser melhor, principalmente quanto à dificuldade.

Enfim, por mais que Super Demo World - The Legend Continues tenha seus probleminhas (que hack não os tem), não deixo de recomendá-la para quem quer jogar uma hack desafiante, e apreciar o trabalho e o esmero com os quais ela foi feita. Lembrem-se: a hack tem DÉCADAS de vida 😆, e, como não tinha quase nada de ferramenta para adicionar blocos, inimigos, etc., o FuSoYa merece respeito por colocar tanta coisa legal na tora mesmo, usando só o Lunar Magic e os ASMs da vida (e o fato de que ele é japonês).


3 comentários:

  1. Ual finalmente este hack está de volta ao blog.

    Até hoje um dos melhores e que está no topo, apesar de ser quase um hack valilla ele promete muitas novidades para o jogador. Tudo bem nem tão vanilla, já que há graficos customizados. Se tratando das musicas, elas serem as mesmas do Super Mario World original combinam bem com as fases. Agora a melhor parte do jogo, o castelo do Bowser, no meu conceito essa foi até hoje a melhor versão dessa fase queu já joguei, um complexo cheio de salas, possiveis enigmas e o bug necessario para encontrar o segredo? Muito necessesario para continuar com o jogo, Tô dando só essa dica pro caso de alguém também se perder como eu da primeira vez em que joguei.

    ResponderExcluir
  2. Um detalhe tecnico sobre esse hack, é necessario expandir a ROM para aplicar que eu me lembre. Major você pode adiantar isso pondo as instruções nas postagens? Pra facilitar pro pessoal novo.

    ResponderExcluir
  3. E esse sprite que faz o Mario entrar e sair dos canos no estilo SMB3 foi ripado pelo próprio Fusoya e portado para o SMW, contribuindo para a comunidade de SMW hackers.

    ResponderExcluir