domingo, 13 de agosto de 2017

Mario vs. Bowser and Mighty No. 9


Autor: Roberto zampari
Hack Finalizada: 80 saídas
Emulador ultilizado: Snes9X v1.54.1


Olá, finalmente estou de volta e trago essa obra de Roberto zampari que é um grande fã de Megaman, deixa isto bem claro em sua hack fantástica!
Ela é super colorida, traz vários elementos interessantes, que vão desde os inimigos mais simples, cenários até bosses e itens novos. Eu adorei a jogatina, foi preciso jogar algumas veses para fazer uma analise bem balanceada.
Bem, vamos a historia: Estava Mario fazendo vários nadas quando o Parakarry (um koopa carteiro) apareceu com um convite da princesa Peach para uma festa em seu castelo. Neste ponto, passamos por algumas fases só para termos uma prévia de como será o game. Quando chegamos lá descobrimos que ela foi sequestrada pelo Bowser juntamente com alguns robôs, inclusive o lixo do Mighty No. 9. Ninguém sabe seu paradeiro. 
Antes de continuar, vou deixar claro o porque o Mighty é lixo.



Um breve resumo sobre o desastre Mighty.


Keiji Inafune, um dos principais nomes de Megaman saiu da capcom e decidiu fazer seu própio jogo. Eles fizeram algumas imagens e pediram 9000,000$ em um site de projetos onde os doadores ganham em algo em troca (demo, poster, homenagem dependendo do valor gasto).
Caso a meta fosse quebrada, eles colocariam mais coisa. Foi arrecadado 4 milhoes!
Então o jogo foi adiado algumas veses e a mesma empresa disse que pretendia lançar outro jogo e tentou mandar no mesmo site mesmo sem lançar o Mighty. isso deixou a comunidade nervosa. E quando lançaram o trailer era horrivel, esse acontecimento ficou marcado e ainda teve mais coisas, porém preciso ser breve, mas vale a pena ser pesquisado.
Bowser já fez parcerias melhores, não que a hack seja ruim (definitivamente não é), mas utilizar logo o Mighty como vilão é sacanagem. 


Ficou bacana a referencia a SMB3
Voltando á analise, vamos falar dos gráficos, eles são super coloridos e detalhados, fazem referencias tanto em Megaman, Mario e alguns outros como Digimon e Bomberman, isso é interessante pois essa variedade implica em um aumento de desafios. Apesar de conter pequenas coisas que me incomodaram como a mudança brusca de estilo gráfico do BG e um ou dois sprites que não são legais pra por em uma hack. Não é algo que atrapalha na hora de jogar, ou que tira o interesse do jogador, mas é importante ser citado. Eu gostei de cada inimigo que encontrei, eles foram muito bem utilizados combinado com o FG como se fosse parte dele.


Eles são tão fofenhos... não, pera.


     
Esse FG doeu a cabeça

















O OW também está ótimo, o mais inovador foram os baseados em Bomberman, primeira vez que vejo isto. As fases estão bem posicionadas no mapa sem divergencias de lugar/tipo de fase. É uma mistura de SMB3 com SMW porém faltou um pouco de sal. Apesar da base estar muito boa, achei as superfícies planas demais e isso fez perder um pouco o brilho da beleza que os gráficos de SMB3 tem.



Palmas para esse OW maravilhoso!

Seria show de bola umas irregularidades aqui!



Cores certas, clima certo, amei esse lugar!
O design dos niveis também estão como toda a hack, ótimos! Os novos inimigos apresentados criam uma espectativa do player e os itens novos foram essenciais, como o helicóptero e o sistema de recompensas, uma ideia legal onde é preciso juntar quatro Yoshi Coins para consegui-las. Porém não foi muito bem aplicado, as recompensas são fracas, como itens simples e chaves logo de cara.

As musicas são bem distintas, fazem referencias aos games já citados acima e estão bem escolhidas, isso não tenho o que comentar.

A curva de dificuldade não é das melhores, existem alguns picos repentinos, as veses estamos passando em um castelo dificil e enfrentamos inimigos simples, o oposto também ocorre. Mas nada que seja tão drámatico a ponto de ser irritante e chato.





O sistema de recompensas é fraco as veses

Gostei desta ideia!

Apesar de ter algumas falhas, são relativamente pequenas e não tiram a graça de jogar ea hack, digo com certeza que valeu cada tempo investido é uma hack quase que perfeita!



Dificuldade: 3/5
É interessante, a curva segue o fluxo certo, apesar dos picos. Senti um pouco de dificuldade em alguns pontos, porém nada de extremamente complicado. É possível zerar sem save estates.

Jogabilidade: 8/10
Muito divertida mas faltou um pouco de exploração por causa da linearidade do OW,  porém está tão bem feita que isso passa despercebido nas primeiras jogadas.
Contem erros sim, porém me diverti bastante com os desafios e novas mecânicas que apareceram no game, criatividade é o que não faltou aqui.

Gráficos: 9/10
São gráficos deliciosos, eu gostei bastante deles, apesar de algumas coisas que me incomodaram como a alteração drástica de estilo, alguns sprites estão mal colocados e outros que dão dor de cabeça e confundem o jogador.

Mapa: 9/10
É regular, as fases estão bem posicionadas, mas está muito linear, sem caminhos alternativos ou atalhos que compensam ser descobertos e as texturas perdem sua utilidade pois foram mal aplicados.


Criatividade: 9/10
Ideias boas, como os Yoshi Coins e a variação de plataformas, bosses e inimigos, e aquele lindo OW retirado de Bomberman, porém pecam na aplicação delas, e o ultimo boss é triste.

Nota: 9/10
Uma hack maravilhosa, confesso que joguei ela várias veses para enxergar esses defeitos pois na primeira ela era perfeita aos meus olhos. São erros insignificantes se comparado com criatividade dos elementos e a diversão obtida ao jogar.O único ponto que realmente me irritou foi o desfecho, esperava algo maior, visto a qualidade dos bosses anteriores.



2 comentários:

  1. Eu sei que não tem nada a ver com o post, Mas só gostaria de dizer q é mto legal esse site estar de volta.
    Eu fui fã dele por um bom tempo, e fiquei meio triste quando ficou parado... ainda mais com o Mario Maker fazendo sucesso, achei q tinha se esquecido do Lunar MAgic, mas fiquei mto feliz de terem voltado à ativa.
    Espero q fiquem ativos por muito tempo ainda.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Para ser real, Mighty foi um lixo, mas Mighty Gunvolt Buster foi ótimo, um bom jogo para o Switch

    ResponderExcluir