quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Donkey Kong Country 2 - The Lost Levels

Autor: Lucas Rangel
Hack Finalizada
Emulador Utilizado:
Zsnes 1.42/ Snes9x v.1.51

Eu voltei com mais uma review! Yeah! Hoje estarei fazendo uma review de uma rom hack de Donkey Kong Country 2, feita por um brasileiro!
Cá entre nós, DKC2 Hacking é bem limitado devido a pequena quantidade de ferramentas. Mas quando vemos uma por ai, é uma bem-feita, porém bugada, graças a este limite absurdo. Fiquei impressionado com a dedicação do Brasileiro a esta hack, ela ficou ótima, tendo alguns bugs, mas nada de tão ruim. Bom, vamos a review.

A hack consiste em "reformar" o Donkey Kong Country 2, mudando os levels e os bonus, é apenas isso, infelizmente, mas para compensar, o jogo tenta fazer coisas novas, como por exemplo, em um bônus extra novo, existe uma fase de espinheiro subaquática, como viram ali em cima, uma fase de pântano com o carrinho das fases de montanhas-russa e falando nelas, existe uma fase de montanha-russa sem a montanha-russa, SIM, você joga na temática de parque sem o que mais amamos nelas (não a fase toda, felizmente).
Dentre essas coisas novas, temos a maneira que o autor reutilizou os tilesets em alguns levels.


Um pouco da reutilização de tilesets, foi uma boa ideia do autor.
A ideia foi interessante e inteligente.
A melhor parte é que essa combinação foi boa.

Um ponto interessante para se citar aqui é a reutilização de alguns inimigos mantidos na memória do jogo, como por exemplo uma Zinger verde ou um Flitter vermelho, ambos estariam na beta do game original, o autor soube utiliza-los de uma forma interessante, embora eles tenham algumas características diferentes, como o Flitter vermelho ser quase um Usain Bolt foguete de tão rápido.

I'm Sonic The Flitter! - Flitter vermelha, 2016

Ao que me lembre, esse bicho é mais lento que internet discada.

 A melhor parte da hack sem duvidas foi o instinto DK do cara, as fases ficaram bem semelhantes ao game original em questão de localização dos bonus e moedas DK, embora algumas fases sejam chatas, um tanto quanto sem criatividade e repetitivas. Aproveitando que falei de um ponto negativo, já irei de falar de outro, o autor se deu o trabalho de modificar os levels normais, mas os dos bosses continuam iguais, tirando um pouco da vontade jogar. Algo um tanto quanto negativo que chega a ser engraçado são alguns bugs, tanto no áudio (um bom exemplo é o Squawks, logo na segunda fase do game) quanto nas paletas dos sprites, chega a ficar "zuado", mas pode resultar em boas risadas.
Ainda falando de bugs, existe bugs que me atrapalharam na quarta fase, como por exemplo, a água que deveria subir/descer em algumas partes, não acontece nada com ela, continua intacta.

Dificuldade: 3/5
Um pouco mais difícil que o jogo original, mas acredito que a família possa entrar na roda e jogar junto.

Jogabilidade: 9/10
Seria perfeita se não fosse por alguns levels estarem chatos e repetitivos, embora sejam bem poucos, dando para contar nos dedos.

Grafico: 9/10

Parece que eu babo ovo para essa hack.
Existe alguns cutoffs aqui e ali, alguns erros de paletas devido a muitos inimigos, mas de resto ta tudo certo.

Música: --/--
2much musicas novas 4me

Mapa: --/--
100% original

Criatividade: 9/10
Hack extremamente divertida, reutilizando objetos que já existiam no jogo, fazendo novas combinações, o jogo fica mais divertido assim, lembra até mesmo os jogos da franquia original.

Nota final: 9,5/10
Ja citei alguns bugs que fariam perder nota, mas o carinho e a dedicação que autor teve fez a hack ser extremamente divertida, só não foi um 10 porque existe os leveis chatos e repetitivos como já citados, o autor possui talento para não ter feito isso.



Download





12 comentários:

  1. Pessoal eu estava lendo a review, olhando para a tela do computador, a pagina "preta" do blog, se eu ficar olhar por uns dois minutos quando pisco ou olho para a parede fico vendo umas faixas verdes. Para alguem que usa oculos isso incomoda um pouco, tem hora que mal aguento ler o texto, será que vocês podem mudar esse template um dia?

    Quanto ao hack e muito bom poder jogar DCK2 com fazes novas, o mesmo podemos dizer de qualquer outro jogo famoso, eu digo até que foi ontem que eu tinha só Super Mario World, Sonic 2, 1 e Mickey Mania para jogar nos fins de semana, nos feriados e nas ferias, a mesma coisa ano após ano, sempre vou gostar desses jogos como são naturalmente, mas poder jogar-los com fazes novas e concerteza um sonho realizado e o blog Mario Hacks me abriu as portas para o mundo do SMWhacking então obrigado, brigadão Mario Hacks :-)

    ResponderExcluir
  2. Aqui é o Lucas Rangel, e eu fiquei muito feliz em saber que finalmente a review da minha hack saiu. Gostei muito das observações, acho que foi muito positivo e espero que eu tenha comprido meu objetivo. Sempre quis jogar uma hack de qualidade da Serie DKC mais nunca achei uma que fosse fiel ao jogo, e foi justamente o que eu tentei fazer , apesar de alguns bugs gostei bastante do resultado, e agradeço mais uma vez ao Blog pela review. Espero que quem jogue goste... Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu finalmente ganhei meu SNES isso lá em 2004 depois disso só o que eu queria ter mais que o proprio SNES era um cartucho se Super Mario World, uma vez chegei a ter um de DCK2 em mãos, mas escolhi o de Super Mario World, só tinha jogado uma vez, em uma locadora aqui na minha rua tinha DCK2, quase sempre que eu e meu vizinho iamos lá alguem estava jogando, mas a gente ia mesmo jogar SMW. Eu só joguei DCK2 novamente quando descobri os emuladores para computador, muito mal até, pois e um jogo com um nível de dificuldade bem elevado, quando ganhei meu SNES e o meu cartucho de SMW eu tinha oito anos e pouca habilidade com jogos que usam muito o pulo, por isso DCK2 seria impossivel para então eu acho que fiz a escolha certa a final. Vou jogar DCK2 nas proximas semanas eu espero e logo em seguida seu hack. Agora eu jogo tudo.

      Abração Lucas!

      Excluir
    2. Boa noite Lucas! Sua hack ficou espetacular, gostei demais mesmo. Joguei muito DKC na minha vida, especialmente o 2. E jogá-lo novamente com fases novas foi algo indescritível. A fase que mais gostei foi a Boogie Bird, a combinação da Krook's March com aquele cenário horripilante de fundo ficou perfeita. Gostaria de fazer apenas uma pergunta: Qual programa vc usou para fazer a Hack Rom? Eu gostaria de criar minhas próprias fases, apenas para eu me divertir. Se puder me passar o nome, ficarei profundamente agradecido. Abraços amigo!

      Excluir
    3. Boa noite Leo. Fiquei muito feliz em saber que gostou. Eu também sempre tive essa vontade de jogar novos níveis dos dkc de super Nintendo, mas nunca achei uma hack a altura, por isso tive a ideia de criar essa hack nos meus tempos livres. O programa que eu usei foi o dkc2 editor você acha ele bem facilmente proucurando pela internet, é até fácil de se usar, eu aprendi a mecher nele só futicando mesmo, mas também você vai precisar de outros programas para editar o foreground dos níveis, eu não estou me lembrando o nome do programa exatamente mais não é difícil de achar na internet como eu já disse, qualquer dúvida pode me perguntar, um abraço.

      Excluir
  3. Ola Lucas Rangel, parabéns pela sua ROM ficol realmente muito boa queria saber como VC fez pra modificar as fases e não só os spritters. Se VC podesse descrever passo a passo,cada programa necessário eu ficaria imensamente agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Meu amigo primeiramente Obrigado. Bom pra você editar o foreground do level ou seja os tiles é necessário usar um programa que se chama "platinum", primeiro você extrai o arquivo que contém as informações do level com o programa "sdk2 editor", que provavelmente é o que você usa, e a partir desse arquivo você consegue editar os levels normalmente nesse programa.

      Excluir
    2. Ficou ESPETACULAR. Níveis criativos que trazem de volta aquela sensação nostálgica do velho DKC2, ficou tão bom que eu vejo os níveis como se fossem fases alternativas da versão original, como aquele mundo alternativo do Super Mario World depois que você finaliza as fases das estrelas.
      Lucas Rangel muito obrigado por isso. Por acaso você tem planos de fazer o mesmo em Donkey Kong Country 3 <3 também ? Com o seu talento seria sensacional.

      Excluir
    3. Muito Obrigado ! fiquei realmente feliz com o seu comentário e feliz também que tenha gostado. Eu pensei já nessa possibilidade, porém as ferramentas para edição de DKC3 são ainda mais limitadas, além de serem todas em japonês, no momento eu estou muito sem tempo para me dedicar a outra hack, mais quem sabe mais pra frente pode ser que sim :) !

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  6. Amigo tenho um problema descompactar o jogo para zip,mas quando eu abri e reproduzinho eu recebo uma mensagem dizendo que não há extensões de arquivo reconhecidas no arquivo.O que eu faco?

    ResponderExcluir