quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Mario is Missing! (Versão Completa)


Autora: Gamma V
Hack completa - 90 saídas (89 no menu) (7 mundos)
Emulador utilizado: Snes9x 1.53

Vocês se lembram dessa hack? Eu fiz uma postagem da versão incompleta dela no mês de Maio e recentemente a sua versão completa foi finalmente submetida a SMW Central, então nada mais justo que eu fizesse essa postagem para o trabalho finalmente completo! Se você estava morando numa caverna durante o mês de Maio e aquela postagem te passou despercebida, nem a procure, fique aqui e continue a ler essa mesmo que não será muito diferente dela.


"Bowser preparou outra armadilha cataclísmica, e o Mario caiu nela direitinho. Com isso, está nas mãos do Luigi salvar o dia!"

Eu havia comentado anteriormente que a história era simples... e nada mudou. Porém, mesmo não sendo raras, é bom ver hacks onde o Luigi é o protagonista.








A hack após ser completada continuou a ser muito bem feita no geral, com poucas diferenças de gráficos desde a versão que postei anteriormente, sendo a mais notável o s gráficos do Luigi que agora são do Super Mario Advance 4 (o SMB3 do GBA). Tirando essas pequenas mudanças, a hack seguiu o mesmo estilo gráfico com vários tilesets feitos pela própria autora e com alguns rips de outros jogos do Mario de SNES.







Os levels são bem legais e não se tornam injustos do nada, então você não terá problemas. Se você é um jogador que gosta de sempre ter pego todas as Yoshi coins em levels, vou te adiantar que as vezes ter um Switch Palace ativado vai ser necessário ao decorrer da hack.

Adendo: a escolha de músicas dos levels da versão completa ficou meio genérica no geral, mas pelo menos elas não são ruins de se ouvir em sentido de qualidade.






Quanto ao mapa, ele é bem feito mas não muito variado, pois não há canos que te levam para outros mundos como um atalho, nem mesmo um mundo bônus... ele é bonito, mas linear. O mais próximo de atalho que o mapa te proporciona é que você pule alguns levels do mesmo mundo quando consegue uma saída secreta de algum level.






Ainda assim é uma hack recomendada. Por mais que o número de exits seja alto, ela não demora muito para ser completada. Como de costume, estou deixando algumas screenshots abaixo antes de dar as notas!







Dificuldade: 2/5
Nada complicado, a hack em geral é fácil. Talvez o último chefe pareça complicado mas bem, é o último chefe, não tem que ser mamão com açúcar seu noob do caral-- desculpa, desculpa.

Jogabilidade: 8/10
Acho que a hack deu uma boa melhorada na versão completa, pessoalmente achei o último mundo bem interessante em termos de design. Fora isso, não há tanta coisa inovadora, mas não vou desmerecer os levels por conta disso.

Gráfico: 8/10
Cenários muito bonitos, variados e o estilo gráfico sempre se manteve consistente com a mistura de gráficos do SMAS e outros desenhados pela própria autora.

Música: 7/10
 Éééééé... mais ou menos, mais ou menos, mais ou menos.
(Como eu mencionei antes, achei a escolha em geral meio genérica)

Mapa: 7/10
Decidi diminuir a nota para a versão completa. Por mais bem feitos que eles sejam, eu os achei lineares demais. A falta de atalhos (para outros mundos) chega a fazer uma certa falta, mas isso é mais uma reclamação pessoal.

Criatividade: 7/10
Mantenho a nota aqui, mesmo considerando que os levels em geral são bons, a hack não tenta algo além de ser o que o "Mario is Missing" original deveria ter sido. Há alguns elementos de outros jogos da franquia Mario, mas não há inovação o suficiente para que eu aumentasse minha opinião na criatividade colocada na hack.

Nota Final: 8,5
Novamente contradizendo as notas anteriores mas visando minha experiência com a hack no geral; eu me diverti com ela e não me desapontei com o produto final. Mantenho minha recomendação para que joguem a hack, pois ela é divertida e vocês não tem o que perder!

10 comentários:

  1. Já ri só do título "Mario is Missing.. do jeito certo".
    Aliás, não sabia que Gamma V era mulher. É uma user bastante ativa no SMWCentral. Com certeza sairia uma hack ótima. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha ouvido falar que Grate, que criou as incríveis hacks brasileiras "Drama Mystery", também era mulher. (Infelizmente, ele (a) está inativo (a) na SMW Central)

      Mas, não sei se é verdade XD

      Excluir
  2. Joguei a hack, muito melhor que o jogo original kkkkk Agora só falta um remake de Mario's Time Machine xD

    ResponderExcluir
  3. Oi, e a primeira vez em anos, desde que eu jogo hacks e a primeira vez que um hack não abre, nem no zsnes nem no snes9x, já tentei com o floating ips, lunar ips e ipswin e acredito que o problema não e o pather. Mais alguem teve o mesmo problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha certeza de que está aplicando o patch em uma ROM de SMW limpa. Assegure-se usando essa tool http://www.smwcentral.net/?p=section&a=details&id=12178 na sua ROM e tente aplicar o patch novamente.

      Excluir
    2. Obrigado vou verificar mais tarde, a rom que eu usei e a Super Mario World (USA).sfc

      Excluir
    3. A maioria dos ROMs hoje estão vindo sem cabeçalho, enquanto na época que o SMW Hacking cresceu todos os ROMs sempre vinham com cabeçalho... Por isso que talvez você esteja com problema. De qualquer forma, se for só o cabeçalho a tool que o Mirann te passou arruma pra você.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal sou eu o Re, o anônimo acima sou eu, faz varios dias, mas so vim agradecer agora. Obrigado pela ajuda deu tudo certo aqui, praticamente só precisava ronemear o .scf, pra .smc eu acho, to jogando o hack no snes9x e por falar nisso, saiu uma atualização do snes9x que adicionou o famoso filtro xBRZ que melhora muito os graficos, olha:

    http://www.planetemu.net/php/emulateurs/?action=download&id=121

    Eu uso essa configuração de vídeo:

    Display Settings

    General

    Output Method OpenGL

    [x] FullScreen
    [x] Emulate Fullscreen
    [x] Stretch Image
    [ ] Maintain Aspect Ratio 8:7
    [x] Bilinear Filtering
    [ ] Show Frame Rate
    [x] VSync

    Output Image Processing
    3xBRZ

    HiRes: 3xBRZ

    Fullscreen Display Settings

    Current: 1366x768 32bit 60hz

    [x] Enable triple Buffering

    SNES Image

    [x] Transparent Effects
    [x] Hi Resolution Support
    [x] Blend Hi-Res Images
    [ ] Extend Height os SNES Image
    [ ] Display messages before applying filters

    Frame Skipping:

    (.) Automatic Max skipped frames 0

    Façam a postagem e atualizem o link de download do SNES9x (mas mantenham os links da verção antiga porque as vezes a verção mais nova pode não funcionar pra alguem).

    ResponderExcluir
  6. E o snes9x 1.54.1 o do blog ainda e o 1.53

    ResponderExcluir