domingo, 18 de setembro de 2016

Azure Chaotic

Autor: Azure
Jogo Demo (2 Demo)
Emulador: ZSNES 1.51

Quando você vai procurar uma hack de Super Mario World, todas sempre fazem a mesma receita de bolo, Mario vai salvar a princesa de um vilão maligno, cogumelos espalhados por ai e várias outras coisas inspiradas nas franquias clássicas do nosso querido bigodudo da Nintendo. Porém, está hack é diferente, ela tentou fazer exatamente o oposto, ser algo único e totalmente diferente de qualquer hack que você já viu. Apresento para vocês Azure Chaotic

Começando pela sua historia, ela é um tanto confusa e misteriosa. No mundo de Lunar é o lar de uma raça bem dócil e kawaii chamados panstars, existem 2 panstar que controlamos chamados Cleru e Lucian. Na jornada controlamos principalmente Cleru que procura entender quais são os planos de seu amigo Lucian, enquanto ele se foca a completar seu objetivo sem que ela descubra quais são seus planos. Cleru vai entendendo melhor quais são os planos de Lucian e assim tomando decisões a respeito do que ele está fazendo. A Historia é contada através de cutscenes bem bonitas e interessantes, já que o autor usou de programação avançada para conseguir cria-las.

Deixando a historia de lado agora, vamos ao outro ponto bem chamativo da hack, seu gameplay, ele tem uma física bem diferente do Mario que conhecemos, os personagens correm mais rápido e pulam de uma altura menor, além de possuir habilidades de pular em paredes, durante a fase podemos conseguir Power Ups para melhorar mais sua movimentação, como pular mais alto ou até planar. A jogabilidade consegue ser até fluida em algumas vezes, mas você vai acabar muitas vezes quicando nas paredes que não quer várias vezes ou errando pulos por falta de costume da velocidade, mas nada que vai lhe prejudicar na sua jogatina.

O Objetivo da fase também são diferentes, aqui você precisa encontrar os 4 Aura Crystals (ou Moedas Yoshi/Dragão) que estão espalhados pela fase e alguns deles só usando Power Ups para conseguir pega-los. Pegando todas os cristais basta ir até o cristal maior para assim conseguir termina-la. Por causa desse sistema, a hack tem mais um aspecto maior de exploração, onde você precisa voltando em áreas algumas vezes para conseguir pegar todos os cristais.

Em alguns momentos você poderá jogar com Lucian, que tem mais poderes do que Cleru, podendo atirar, planar e usar dash, além dele não precisa pegar cristais para passar de fase, basta chegar até o final dela.


Para conseguir pegar vidas no jogo, é preciso ir atrás de pequenos cristais semi-quase invisíveis durante a fase, maioria deles você vai pegar na sorte, pegando 5 deles se consegue uma vida. Por causa da hack não ser difícil, dificilmente você vai acabar com todos as suas vidas.

Os gráficos da hack lembram bastante jogos de NES, bem simples e com poucos detalhes, seu mapa foi baseado no mapa de Tetris Attack que ficou bem bacana, no mapa podemos andar livremente para escolher as fases que queremos ir, algo bem legal de se ver.

Suas músicas são bem simples e até nostálgicas, maioria das músicas são calmas e relaxantes, todas as músicas foram importadas pelo próprio autor, que fez um ótimo trabalho trazendo elas para o SMW com uma boa qualidade. Falando de aspectos mais técnicos, o único problema da hack é pela sua repetição e algumas vezes dando slowdown, deixando o jogo mais lento devido a grande quantidades de inimigos.

A hack contem dois finais com duas fases diferentes, recomendo que usem Save Stage na hora de você fazer sua escolha perto do final do jogo, para assim poder jogar nessas duas fases.


Dificuldade: 2/5
Fase com poucas formas de mortes e inimigos com padrões simples que dá para serem derrotados com facilidade.

Jogabilidade: 8.5/10
Movimentação bem legal e fluida de se jogar, com alguns pequenos bugs e algumas partes repetitivas, chega a valer a pena.

Gráficos: 8/10
Bem simples e alguns deles se repetem com frequência, sei que o motivo da repetição é pela sua inspiração a jogos de NES, mas com as possibilidades da era 16 bits poderia ter maior variedade entre eles.

Mapa: 10/10
Bem bonito e bem construido, com a possibilidade de andar livremente no mapa ficou ainda melhor.

Música: 9/10
Relaxantes e emocionantes nos seus momentos certos, maioria delas foram bem portadas e são bem gostosas de ouvir.

Criatividade: 10/10
Principal ponto da hack, todo o conjunto da hack foi bem desenvolvido mas precisa ser melhor polido, mas tudo está indo no caminho certo e está ficando incrível.

Nota Final: 9,2
Azure Chaotic se destaca por ser uma hack diferente de tudo que você já viu, se tornando uma hack única, que infelizmente foi parada no tempo com a sua Demo 2, recomendo que joguem para ver que muitas vezes quase tudo é possível de se fazer no Super Mario World.



2 comentários:

  1. Essa é a ultima demo? Lembro que joguei essa hack há muito tempo atrás e não tinha entendido o final dela porque parava numa cutscene em que o personagem estava sentado e pensativo, indicando que haveria uma continuação...

    ResponderExcluir
  2. Essa é a ultima demo? Lembro que joguei essa hack há muito tempo atrás e não tinha entendido o final dela porque parava numa cutscene em que o personagem estava sentado e pensativo, indicando que haveria uma continuação...

    ResponderExcluir