quinta-feira, 7 de julho de 2016

TAS - Tool Assisted Speedrun


Você já vagou no Youtube procurando uma game play e se deparou com os vídeos  feitos por um tal de TAS? Parece nome de canal, mas não é, falaremos um pouco sobre isso.

TAS  significa Tool-Assisted Speedrun e são videos feitos através de emuladores onde o jogador pode gravar e regravar a mesma parte, jogar em camêra lenta ou até em frame-por-frame com o objetivo de levar o jogo ao limite superando limitações humanas para tirar aquele "Uaaaaal!" de nossas gargantas.
E onde isso iniciou?
Um pouco de historia.

Tudo começou, diz a internet, quando Andy "Aurican" Kempling lançou uma versão modificada de Doom onde ele conseguia gravar demos em câmera lenta e repetir várias e várias vezes a mesma coisa até ficar "perfeito". Depois de um tempo, em junho de 1999, Esko Koskimaa, Peo Sjoblom e Jonatam Dooner abriram o primeiro site para divulgar essas coisas.

Assim como outros sites que surgiram sobre o assunto, os mantenedores sempre informavam que o propósito dessas demos era o simples entretenimento sem competição, apesar que tentar atingir o menor tempo havia se tornado uma competição. O local cresceu muito, e as postagens eram frequentes e depois de um tempo quando saiu a versão 2.03 of Lee Killough's Marine's Best Friend Doom source port (baseado na versão Boom source port) -Algo que abordarei em outra hora- tornou tudo ainda mais fácil. O site permaneceu ativo até agosto de 2001, quando Jonathan Donner postou uma mensagem dizendo que o site serviria apenas de arquivo e as demos cessariam.

Então em 2003 um jogador japonês (tinha que ser né) chamado Marimoto postou um vídeo onde ele zera o SMB 3 em 11 minutos, causando uma grande polêmica pois muitos não sabiam como aquilo era possível  e essa gravação serviu de inspiração para Joel "Bisquit" Ylilouma criar um site chamado "NESvideos" que era dedicado a speeds do nintendinho, e foi crescendo e se tornando diversificado e então mudaram o nome para "TASvideos" a maior comunidade sobre o assunto até hoje.

 
Vídeo de Morimoto

Como Fazer.

Isso depende muito da plataforma do jogo, mas basicamente o que você precisa é de um emulador que tenha a capacidade de gravar as teclas pressionadas ou em câmera lenta e até mesmo frame-a-frame e uma grande quantidade de paciência pois regravar diversas vezes é bem cansativo. Você pode encontrar o emulador certo no TASvídeos, que como eu já expliquei é uma grande comunidade sobre o assunto.

Conclusão
TAS é uma forma de levar o game ao extremo, mostrando um uso diferente para alguns itens e utilizando até dos bugs do sistema para terminar o jogo e mostrar que pode ser possível fazer "milagres" ultilizando da criatividade para fazer coisas incríveis numa gameplay. Espero que tenha conseguido explicar para vocês um pouco desse universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário