quarta-feira, 20 de abril de 2016

COLORS



Autor: MolSno
Finalizada - 5saídas. 

Emulador: ZSNES V.1.51

Uma hack "fácil", eles disseram, são apenas cores e basta apenas ter percepção, eles disseram.

Quem curte hacks do SMW já deve ter ouvido falar desse trabalho do MolSno e, para quem nunca ouviu falar, eu lhes apresento o COLORS (não o presidente Collor, por favor), um lugar totalmente diferente de qualquer outro onde já esteve antes.


"O jogo é bem minimalista, mas é bem complicado"

A historia é a seguinte, a terra das cores têm vivido em paz durante séculos. Mas, recentemente, todas as cores da terra começaram a morrer em cinza, e cabe a você ajudar a trazer as cores de volta ao mundo. (Own! que amor, um joguinho colorido *--*)

A ideia é simples, todos os objetos tem apenas uma única cor, e cada cor é um indicativo do que o mesmo faz como o vermelho que te mata,o azul funciona como agua e os sprites brancos são visíveis apenas na faze 2 por ser um lugar escuro. 



 "Esta tudo cinza, quando a mágica acontece"


"Um exemplo de fase, aqui é preciso acionar o switch para passae, e tem tempo."

Os puzzles desse jogo são interessantes, como a agua que sobe e desce pelo controle de uma alavanca, sprites que "ganham vida" quando aciona o P-switch e blocos que aparecem e desaparecem e outras coisas que seguem a ideia principal do jogo: -gráfico  + dificuldade.

Esse jogo me deixou com um gostinho de quero mais, vale a pena dar uma conferida, sim, é uma hack difícil porém, é empolgante resolver as coisas, mesmo que seja na base do save estate (como eu fiz).
Essa hack também é utilizado em um tutorial do próprio autor, e está disponível no seu perfil na SMW Central, é muito bem explicativo.

Eu só senti falta de mais fases e mais Bosses, tem apenas uma batalha no jogo inteiro, no final.



"O último e único Boss do game, lembra aqueles White Mages genéricos dos primeiros FF's do NES."
 

Felizmente existe tem uma continuação (que se chama COLORS 2, obviamente) e logo menos vou dar uma conferida nela.





Dificuldade: 7/10


É difícil, mas confesso que exagerei um pouco, nada como alguns save estates para ajudar a terminar o game. Basta apenas ter atenção 
criatividade: 10/10
Pode parecer uma ideia boba, mas quem teve essa ideia antes dele de fazer ese uso do ExGFX antes dele? creio que ninguém.
Mapa...
Que mapa, alguém achou um aí? 
nas coisas como esse bloco vermelho, pode parecer fácil, mas a merda da luz fica se movendo aleatoriamente.




Jogabilidade 8/10


Tem alguns pontos cegos nas fases e a primeira vez que você joga, é dificil saber o que é o Mario e o que é uma tartaruga, mas depois de um tempo dá para acostumar.



Gráficos: 10/10

Nota máxima não pela beleza, mas pela funcionalidade, fica bem claro o que cada coisa faz apenas pela cor, de fato é uma boa ideia do criador. Aqui do lado temos algo interessante, blocos que são visíveis apenas no escuro, pois a lanterna é da mesma cor que ele, e esse mesmo branco se move e dificulta muito a vida.

Música: 9.5/10
olha, é díficil explicar como são as músicas dessa hack, elas nos inserem em uma atmosfera diferente, meio retro mas ao mesmo empo moderna, é algo díficil de explicar, é muito boa.


Mapa...
Que mapa, alguém achou um aí? 


Criatividade: 10/10
Pode parecer uma ideia boba, mas quem teve essa ideia antes dele de fazer esse uso do ExGFX antes dele? creio que ninguém. 


Nota final: 9/10
É um ótimo jogo, porém é muito pequenino, da para zerar em uma hora ou menos dependendo do player. 


IPS: Aqui.

6 comentários:

  1. Aew, voltou o blog (eu acho, ou então o autor resolver só mudar o layout), finalmente vou poder procurar análises de hacks boas de novo =)

    ResponderExcluir
  2. Finalmente o blog está de volta, estava com saudades já!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Cara adiciona as hacks do smw central sem precisar adicionar IPs, ajudaria muito quem usa android!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ROMs não são tão seguras para serem hospedadas em sites, tanto que minha conta no 4shared foi retirada por causa das ROMs.

      O segundo problema é que nem todas as hacks funcionam em Android.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir